PRECISANDO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO? Veja como funciona e como contratar

1

A liberação do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil ganhou as manchetes nos últimos meses. Contudo, poucas pessoas ainda sabem como ele funciona na prática, o que representa um risco para a organização financeira doméstica. Além disso, a promessa de juros mais baixos não vem se concretizando para muita gente.

Por isso, hoje vamos falar sobre o funcionamento do empréstimo consignado. Na segunda parte do texto, falaremos sobre como usar isso a seu favor, dado que uma operação dessas pode comprometer muito as suas finanças.

O que é um empréstimo consignado?

Existem diversas formas de pegar dinheiro emprestado com as instituições financeiras do Brasil. Isso porque existem diversas formas de empréstimos, incluindo o empréstimo consignado. Apesar disso, não são todas as pessoas que podem tirar essa modalidade de crédito, dado que ela é restrita a poucas pessoas no Brasil.

Na prática, o empréstimo consignado é voltado para aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários públicos. Essas pessoas possuem rendas seguras, dado que essas profissões são bancadas pelo Governo Federal. Por conta disso, esse empréstimo costuma ter taxas mais baixas que outras formas de dinheiro emprestado.

Além disso, beneficiários do Auxílio Brasil também podem pegar esse empréstimo. O Legislativo brasileiro aprovou a medida recentemente. Contudo, os juros para essas operações podem chegar a 98% ao ano. Vale lembrar que no empréstimo consignado o valor das parcelas sai diretamente do salário do cidadão, que não precisa ir até o banco pagar o parcelamento. Por conta disso, é preciso ter bastante atenção a essa operação, dado que você pode ficar sem salário por muito tempo.

Atualmente, diversas instituições oferecem essa forma de empréstimo. Para retirar o seu, é só entrar em contato com esses bancos e ver qual oferece as melhores condições. Contudo, nem sempre ele vale a pena.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil
Foto: Reprodução

Quando pegar dinheiro emprestado?

De forma geral, nunca é bom recorrer a um empréstimo. Isso porque você precisará pagar juros e diversas parcelas, o que compromete o seu orçamento por alguns meses. Contudo, muitas vezes essa é a única forma de conseguir fechar as contas ou colocar projetos em prática. Por isso, o empréstimo consignado pode ser uma excelente ideia.

Isso porque, mesmo com taxas altas, ele ainda possui taxas bem abaixo da média do mercado. Nesses casos, você deve sempre analisar o valor que a instituição financeira cobrará de você, o prazo do parcelamento e, claro, o valor da parcela que você terá que arcar. Vale lembrar que o valor da parcela sai diretamente da sua folha de pagamento. Ou seja, se você ganha um salário mínimo e tem uma parcela de R$450,00, você receberá na sua conta o valor de R$762,00 até que o empréstimo consignado esteja quitado.

Por isso, a dica de especialistas é evitar fazer muitos empréstimos. Além disso, caso opte pelo empréstimo consignado, uma excelente ideia é já saber o valor do seu salário futuro e tentar prever se ele será suficiente para você pagar as suas principais contas, como aluguel, luz e água.

1.5/5 - (2 votes)
1 comentário
  1. Marcia Diz

    Ja tentei um monte de vezes queria saber porque? Ñ consigo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.