e-Título: Veja como ter acesso à via digital do seu título de eleitor

Aplicativo reúne todos os dados eleitorais do cidadão

0

O e-Título é um aplicativo de celular que funciona como título de eleitor digital, dispensando o uso do título em papel. A saber, ele pode ser baixado gratuitamente pela loja de aplicativos do seu celular e tem diversas funcionalidades, como emissão de certidões e de guia de pagamento de multas.

e-Título: Veja como ter acesso à via digital do seu título de eleitor
e-Título: Veja como ter acesso à via digital do seu título de eleitor – Imagem: Agência Brasil

e-Título

Lançado em 2018, o e-Título transformou a vida do eleitor ao permitir o acesso rápido e fácil à Justiça Eleitoral via celular ou tablet.

Vale destacar que o app é gratuito e disponibiliza uma série de informações e de serviços.

Além da via digital do título e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo permite a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outras funcionalidades.

É muita praticidade, pois você faz tudo isso sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório.

Cabe ressaltar que o e-Título reúne dados eleitorais do cidadão e é o documento digital oficial mais baixado do país, com mais de 25 milhões de downloads desde o seu lançamento.

Até o mês de abril, o app contabilizava 25.337.303 downloads, sendo que São Paulo lidera o ranking, com 7.166.699 downloads, seguido pelo Rio de Janeiro (2.423.000), Minas Gerais (2.092.152), Bahia (1.596.289), Paraná (1.511.301) e Rio Grande do Sul (1.295.712).

Indisponibilidade

O acesso ao e-Título ficou temporariamente indisponível em razão do alto volume de solicitações na reta final do fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022, quando a Justiça Eleitoral priorizou os atendimentos no Título Net.

Isso aconteceu porque o e-Título não se destina a operações de alistamento, transferência ou revisão dos dados do cadastro eleitoral, o que é feito pelo Título Net.

Com o encerramento do cadastro no dia 4 de maio, o acesso ao e-Título já está normalizado.

O aplicativo pode ser baixado em qualquer nas plataformas Android ou iOS e está disponível para download no Google Play e na App Store.

Como usar?

Para utilizá-lo, o eleitor deve inserir o número do título ou do CPF, nome, nome da mãe e do pai e data de nascimento e seguir os passos indicados.

Com o aplicativo em mãos, a pessoa tem no celular ou tablet todos os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título.

Identificação

As pessoas que têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral podem utilizar o aplicativo e-Título como forma de identificação.

Caso o eleitor já tenha feito o cadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais, fotografia e assinatura), a versão do app virá acompanhada da foto do eleitor, facilitando a identificação na hora do voto.

Contudo, se ainda não tiver feito o cadastramento, a versão do e-Título será baixada sem fotografia. Nesse caso, o eleitor deverá levar outro documento oficial com foto para se identificar perante o mesário para votar.

Por fim, vale destacar que a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar eventuais “filas virtuais” nos dias que antecedem o pleito e que podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

Veja ainda: Auxílio Brasil: Quem teve o benefício cancelado pode contestar; veja como

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.