Dicas para investir com inteligência: evite cair em armadilhas com seu dinheiro

Veja como investir de forma segura para obter retorno financeiro verdadeiro

0

Realizar investimentos, no começo é um grande desafio, pois diante de tantas opções existentes no mercado, as dúvidas e incertezas tomam conta de qualquer pessoa. Por isso que hoje, nós, do Brasil 123, vamos dar dicas para investir com inteligência, e assim evitar cair em armadilhas com o seu dinheiro.

Dessa forma, como normalmente as dúvidas e incertezas são praticamente as mesmas nas pessoas que estão começando investir. Os principais erros também são semelhantes. Assim, vamos dar dicas de como investir com inteligência e evitar que você cometa equívocos.

Considerar que é preciso muito dinheiro para começar a investir

Não é preciso ter nenhum dinheiro guardado para investir. O que mais conta nessa hora é o tempo do que o valor.

Todavia, se você tem uma quantidade relevante de dinheiro para investir, é prudente fazer uma reserva de emergência, para os imprevistos imediatos, e investir o restante. Você pode investir a reserva de emergência em um fundo de liquidez diária. Assim, se precisar, pode retirar em qualquer momento.

Não identificar corretamente o seu perfil de investidor

formas seguras para investir seu dinheiro com inteligencia - reprodução unsplash
formas seguras para investir seu dinheiro com inteligencia – reprodução unsplash

O perfil do investidor auxilia muito na construção de sua carteira de investimentos. Você precisa investir por si próprio, e não por influência dos amigos ou das redes sociais.

Você precisa saber o quanto está predisposto a aceitar investimentos de alto risco, por exemplo. Assim, o seu perfil de investidor dirá para quem realiza seus investimentos qual o investimento certo para você.

Se iludir com promessas de ganhos extraordinários

Desconfie sempre que tiver promessa de ganhos fáceis. Pois não existe milagres no mercado investidor.

Não ser disciplinado

​Deixar para investir somente o que sobra no final do mês, é ledo engano. Pois você deixa de investir durante muito tempo. Você pode se disciplinar para contar com um valor fixo mensal para realizar investimentos. Sendo assim, ganhar durante todo o mês.

Veja, a cada mês que passa, se você recebe seu vencimento dia 05, você deixa de investir 25 ou 26 dias.

Ficar dependendo de dicas e opiniões de supostos gurus

Muitas pessoas se autointitulam especialistas no mercado de ações. Então para ter mais clientes, acabam indicando algumas formas de investimento como sendo seguras e prometendo ganhos extraordinários.

Você precisa se decidir tomando por base o momento atual, e jamais no momento passado.

Pautar suas decisões nas emoções e na ansiedade

Nem sempre o investimento em ações é perfeito quando se compra ações em alta e vendem na baixa, pautado pela ansiedade, ou pelo medo de perder dinheiro.

Deixar de considerar a carga tributária dos investimentos

Além de considerar o lucro potencial gerado pelas ações, você precisa considerar qual é o impacto dos impostos na rentabilidade. Assim, é preciso avaliar a relação rentabilidade e alíquota de impostos a serem pagos.

Deixar de diversificar os investimentos

A dica de ouro dos investimentos, é diversificar a carteira de investimentos, de forma a equilibrar o aumento da rentabilidade.

Então, agora que você já sabe como investir com inteligência, siga nossas dicas e faça os melhores investimentos possíveis.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.