CRÉDITO CONSIGNADO: veja os PERIGOS dessa modalidade

Modalidade de empréstimo tem benefícios, mas as pessoas devem ficar atentas aos riscos do crédito consignado, que podem dar muita dor de cabeça

0

O crédito consignado é utilizado por milhares de brasileiros. Em diversas situações, a modalidade se configura como uma boa alternativa para as pessoas. Contudo, o empréstimo não deve ser procurado para todos os casos que os brasileiros precisem de uma renda extra.

Em resumo, o crédito consignado possui três grandes vantagens:

  • Taxas de juros menores;
  • Facilidade para contratar;
  • Prazos maiores.

A saber, as taxas de juros do crédito consignado costumam ser inferiores aos juros das demais linhas de crédito do mercado. Por isso, a modalidade pode ser uma boa opção para uma situação emergencial, como a compra de um medicamento mais caro ou o conserto de algum problema em casa, como vazamento de água, por exemplo.

Além disso, há bastante facilidade para contratar o empréstimo. Em suma, isso acontece porque o banco tem a garantia do recebimento do valor. Isso acontece porque as parcelas do empréstimo são deduzidas diretamente da folha de pagamento do salário ou benefício do cliente.

Como não há muita burocracia para a contratação do crédito consignado, e os bancos se sentem seguros, os prazos tendem a ser mais longos. Há casos em que os bancos oferecem até 120 meses para o pagamento do empréstimo.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO do Auxílio Brasil: Saiba o que falta para ser liberado

Conheça os perigos do crédito consignado 

Embora a modalidade possua muitos benefícios, as pessoas precisam ficar atentas aos riscos do crédito consignado. De acordo com especialistas, as pessoas não devem solicitar o empréstimo para complementar renda, pois a modalidade age de maneira inversa a esse objetivo.

Em síntese, como o salário das pessoas continua o mesmo, salvo quando há aumento, a renda tende a seguir linear. Assim, ao contratar o crédito consignado, o valor pago pelo empréstimo é maior que o valor contratado devido aos juros. Isso faz com que a renda fique cada vez mais comprometida, pois o desconto ocorre diretamente na folha, e acima do valor contratado.

Além disso, o crédito consignado possui outras desvantagens. Veja abaixo quais são:

  • Dívida a longo prazo;
  • Impossibilidade de adiamento;
  • Risco de perda de emprego.

Como os prazos costumam durar muitos meses, o longo prazo do empréstimo pode virar uma verdadeira desvantagem para as pessoas. Em resumo, ninguém está imune a imprevistos, e, caso algo dessa natureza aconteça, o crédito consignado irá figurar como uma verdadeira dor de cabeça para as pessoas.

Outra desvantagem é a impossibilidade de adiamento. A saber, os clientes enfrentam muitas dificuldades para renegociar o empréstimo, que segue reduzindo a renda da pessoa mensalmente. E isso acontece mesmo sem a vontade da pessoa, pois o desconto é direto na folha de pagamento do salário ou benefício.

Por fim, caso a pessoa trabalhe em empresa privada, há um risco ainda maior, pois o funcionário não tem estabilidade. Em caso de demissão, muita gente se vê obrigada a contratar outro empréstimo para pagar o crédito consignado. Assim, acaba criando uma bola de neve ainda maior e mais difícil de se livrar.

Leia também: Preço médio da refeição fora de casa dispara 48,3% em dez anos

3.5/5 - (2 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.