Conheça as gírias literárias mais usadas pelos internautas

0

Com o início da pandemia da Covid-19 e a população entrando em quarentena, muitos precisaram encontrar um hobby para conseguir passar o tempo. Há os que descobriram a paixão por bordar, assistir filmes e séries, aprender um novo idioma, tocar algum instrumento… Outros descobriram a paixão pela escrita e leitura.

As redes sociais, principalmente Instagram e Tik Tok, se tornaram grandes aliadas dos leitores, sempre entregando indicações de livros e resenhas em formato de vídeo. Entretanto, os leitores possuem o seu próprio vocabulário, cheio de gírias e expressões que por muitas vezes podem confundir a cabeça dos que não estão imersos nesse universo. 

Afinal, você conhece as gírias literárias? Separamos algumas pra você conferir, veja!

Confira: Justin Bieber, Coldplay e mais! Confira a lista de shows internacionais em 2022

Bookaholic: Indica alguém que é viciado em livros. O sufixo “aholic” em inglês, significa vício, assim como “workaholic” é alguém viciado em trabalho. Você conhece alguém assim?

Bookstan: Um fã de livros, alguém que não consegue parar de falar sobre eles. 

Bookhaul: Termo usado para falar sobre os novos livros adquiridos durante algum período. 

Bookgram: Perfil no Instagram dedicado a livros.

Booktok: Perfil no Tik Tok dedicado a livros. 

Crossover: É quando um ou mais personagens de sagas diferentes se encontram no mesmo livro. Exemplo: Ler Harry Potter e de repente aparecer os personagens das Crônicas de Nárnia na história. Harry Potter seria um crossover.

Fanart: São desenhos gráficos ou uma arte feita por um fã.

Fanfic: Termo abreviado de Fanfiction, que em português significa “ficção de fã”. São histórias criadas em ambientes reais com personagens fictícios, seja de livros, séries, filmes e até mesmo cantores.

Hype: Termo utilizado para dizer que algo está “na boca do povo”. Os livros “hypados” são aqueles que estão em alta no momento, que todo mundo está lendo. 

Plot twist: Sabe quando a história tem tudo para seguir um caminho, e de repente tudo muda e acontece uma grande reviravolta? Isto é um plot twist. 

Ressaca literária: Período que o leitor passa sem conseguir ler outros livros após o término de um (ou vários). Também pode acontecer após o livro anterior ter abordado assuntos delicados e que precisam de um tempo maior para ser processado. 

Spin-Off: Este termo é utilizado para dizer que o livro é derivado de outro já existente. Normalmente vem de uma trilogia ou saga que já foi encerrada. O spin off possui os mesmos personagens. 

Spoiler: O termo mais temido por todos os leitores. É quando alguém solta uma informação ou conteúdo muito importante de um filme, série ou livro, que deveria ser surpresa para o espectador. 

 

Existem várias outras gírias que poderiam ser inseridas nesse post, e cada vez mais os leitores estão adaptando e criando mais expressões. Você conhece todas elas? 

 

Veja também: Cinema: Confira as estreias da semana

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.