Como investir nos mercados emergentes? Confira!

0

O Brasil é um dos mercados emergentes mais promissores do mundo e isso atrai os olhares de diversos investidores no mundo todo. Isso porque os mercados emergentes têm maiores margens para crescimento. Para o investidor, isso significa que os ativos dessas bolsas podem subir mais que as ações das bolsas de mercados desenvolvidos, como Europa e Estados Unidos.

Nesse texto, vamos mostrar as vantagens de investir nos mercados emergentes, além de mostrar como você pode investir neles diretamente da sua plataforma.

O que são mercados emergentes?

Os mercados emergentes são aqueles que têm potencial de maior crescimento. Isso porque esses mercados não chegaram ao desenvolvimento, o que quer dizer que eles precisam preencher diversas lacunas em suas economias para ter um agregado de qualidade.

Com esses investimentos já consolidados nos mercados desenvolvidos, não é possível mais ganhar dinheiro com essas partes da economia nos mercados desenvolvidos. Um dos grandes setores disso são aqueles de tecnologia. Em mercados emergentes, a tecnologia é menos desenvolvida. Por isso, uma empresa de tecnologia de um mercado em desenvolvimento tem muito mais chances de dar bons retornos que uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos, por exemplo.

Por isso, os mercados emergentes têm maior potencial de crescimento no longo prazo e isso se reflete nos preços das ações listadas nessas bolsas. E apesar de serem mercados distantes, alguns ETF já permitem que o investidor aporte valores nessa rede de países.

Com isso, além de expor o seu dinheiro a diferentes moedas, o investidor consegue proteger seu patrimônio em empresas com maior potencial de crescimento. Dessa forma, mesmo que o Brasil não vá tão bem, esses mercados emergentes podem ir. São exemplos de mercados emergentes Taiwan, Arábia Saudita, Rússia e até a África do Sul.

mercados emergentes
Foto: Reprodução

Como investir?

Para investir nos mercados emergentes, o investidor não precisa fazer muito esforço. Basta ir na plataforma da sua corretora e fazer a operação de compra de alguns ETF que fazem todo o trabalho para você. Esses fundos escolhem as empresas e compram para você. Contudo, você deve saber que nunca terá rendimentos maiores que as bolsas emergentes dessa forma.

Isso porque os ETF replicam índices, e não os superam em rentabilidade. De qualquer forma, é possível ter rendimentos acima do Ibovespa com esses mercados, caso eles rendam mais que o nosso índice.

A melhor forma de investir nesses mercados é pelo ETF BEEM39, o ETF do índice iShares MSCI EEM. Ele tem diversos mercados emergentes em carteiras. Mas caso queira investir em mercados específicos, você pode usar o BAAX39, que investe nos emergentes da Ásia, BIEM39 para mercados potenciais , BILF39, para mercados da América Latina. Para alguns países, temos o BCHI39, que investe na China, BNDA39, que investe na Índia, e o BEWT39, que investe em Taiwan.

Vale lembrar que investir no Brasil é, por si só, uma exposição a um mercado emergente do mundo. Apesar disso, esses ETF podem dar ainda mais exposição a mercados com alto potencial de crescimento. Além disso, esses ETF não impedem que o investidor invista nos Estados Unidos, dado que essa é a bolsa preferida dos investidores no mundo.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.