Como fazer do sol um aliado para a saúde mental

O sol pode fazer muito por você que quer cuidar da sua saúde mental, saiba como

0

A saúde mental de uma pessoa é muito importante, uma vez que sem ela não é possível, nem mesmo, ter saúde física. Através dela vem a motivação e o bem-estar que nos leva a continuar no dia a dia. E muito se fala em diversos remédios para manter uma boa saúde mental.

Mas você sabia que é possível mantê-la realizando coisas simples? Combinadas, elas são excelentes para prevenir problemas como ansiedade e estresse, que afetam a saúde mental. Uma delas é tomar sol! Saiba mais sobre como ele pode atuar na melhora da sua saúde, no artigo abaixo.

Saiba como organizar documentos em casa e encontrar com facilidade

Vale lembrar que este artigo não sugere, jamais, que você deixe de tomar os seus medicamentos ou de procurar um médico se precisar de ajuda com a sua saúde mental.

O que for mencionado abaixo são apenas sugestões que podem te ajudar a complementar o tratamento, ou evitar problemas psicológicos. Contudo, sempre que houver necessidade, procure a orientação de um profissional da área da saúde.

A falta de luz solar pode desencadear depressão

Transtornos psicológicos como a depressão possuem várias causas e não apenas a ausência da luz solar. Contudo, a sua falta pode contribuir para o surgimento da depressão, ou para aumentá-la em pessoas que já a possuem.

Isso acontece porque a luz solar faz com que o organismo libere alguns hormônios para fazer o controle do humor, do sono e do apetite. Além disso, esses hormônios estão atrelados ao sentimento de bem-estar e de felicidade. Consequentemente, à saúde mental.

Portanto, se uma pessoa não toma luz solar diariamente, ela pode sentir-se mal, cansada e ter o seu sono desregulado. Isso acontece porque, na ausência do sol, o corpo produz mais melatonina. Este hormônio é aquele que prepara o corpo para o sono. Ou seja, isso gera sonolência e gera mau-humor.

A longo prazo, não tomar sol acaba, então, aumentando a depressão, porque uma pessoa sente-se desestimulada no dia a dia. Além disso, pessoas que não têm depressão podem acabar por desenvolvê-la, na falta dessa luz. Portanto, a luz solar interfere diretamente na saúde mental.

Como diferenciar a ansiedade normal de um quadro patológico

Dica para tomar sol todos os dias de forma saudável

É de conhecimento popular que tomar muito sol faz mal à saúde. E como podemos ver, tomar sol de menos também. Por isso, é preciso encontrar um equilíbrio para tomar sol todos os dias. E isso pode ser feito de forma que você cuide da sua saúde mental e também física.

Você pode, por exemplo, fazer atividades físicas. Caminhadas e corridas são ótimas atividades, que não precisam de gastos e basta que você tenha um lugar seguro para fazê-las. Além de ajudar muito na saúde mental, elas contribuem com a saúde física, ajudando a regular o peso, o colesterol, a glicemia, dentre outras vantagens.

E você pode se exercitar em um horário que o sol ainda esteja no céu, para combinar duas atividades simples, mas que são muito benéficas à saúde mental: toar sol e se exercitar. Para isso, escolha um horário no qual o sol esteja presente, mas não muito forte. Portanto, cuidar da sua saúde pode ser simples e requer apenas um pouco de força de vontade.

Como superar o medo de avião para encarar qualquer viagem

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.