Como fazer chá de quebra-pedra: benefícios e usos

Conheça os maravilhosos benefícios do chá de quebra-pedra

0

Quando ouvimos falar em chá de quebra-pedra, logo vem à mente: chá para os rins. Todavia, será que o chá de quebra-pedra serve só para os rins? Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos ensinar a fazer chá de quebra-pedra, bem como explicar seus benefícios e usos.

Chá de quebra-pedra

A erva quebra-pedra, chamada cientificamente de Phyllanthus niruri, tem esse nome por conseguir quebrar pedras nos rins. Entretanto, suas substâncias nutricionais vão muito além dessa utilidade.

A quebra-pedra possui algumas substâncias como, por exemplo:

  • Vitamina C
  • Antioxidantes naturais como: ligninas, terpenos, triterpenos, taninos e flavonoides.

A erva quebra-pedra é vendida em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais na forma de cápsulas, extratos, chás e tinturas.

Como fazer o chá de quebra-pedra

Primeiramente, para fazer o chá de quebra-pedra você precisará de:

  • 20 a 30 gramas de folhas secas de quebra-pedra, ou, 1 sachê;
  • 1 litro de água fervendo;

Em seguida, coloque as folhas secas ou o sachê de quebra-pedra na água fervendo, tampe e deixe descansar por 10 a 15 minutos.

Tome aos poucos durante o dia.

Quais são os benefícios e usos do chá de quebra-pedra?

Confira logo abaixo todos os benefícios que esse chá pode te proporcionar. Ademais, é claro, não deixe de incluí-lo no seu dia a dia.

Prevenir pedras nos rins

O chá de quebra-pedra inibe a produção de cálculos renais, além de dificultar a formação de cristais nos rins. Assim, a erva auxilia no relaxamento da uretra, facilitando a expulsão de pedras dos rins após a realização da litotripsia (procedimento cirúrgico para a retirada de pedra dos rins).

Possui propriedades antioxidantes

Os antioxidantes combatem a formação dos radicais livres, que provocam muitas doenças no organismo.

Possui propriedades antimicrobianas

Sua ação antimicrobiana é efetiva no controle da bactéria Helicobacter pylori, comum no sistema digestivo. Todavia, em algumas situações podem causar doenças no trato gastrointestinal, como: náuseas, úlceras e dores abdominais.

Possui propriedades anti-inflamatórias

As propriedades anti-inflamatórias da erva quebra-pedra ajudam no tratamento da dor crônica e da psoríase, além de outras inflamações do corpo.

Protege o organismo contra úlceras

A erva quebra-pedra ajuda a reduzir a secreção do ácido gástrico, protegendo, assim, o estômago contra úlceras e outras doenças do aparelho digestivo.

Trata doenças hepáticas, inclusive a hepatite B

A erva quebra-pedra ajuda no tratamento da aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas) e doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas. Estas doenças que causam resistência à insulina.

Benefícios do chá de quebra-pedra - Reprodução AdobeStock
Benefícios do chá de quebra-pedra – Reprodução AdobeStock

Auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue

Por possuir propriedades antidiabéticas, a quebra-pedra auxilia na redução de absorção da glicose, bem como auxilia no seu armazenamento.

Previne a proliferação de células cancerígenas

Estudos recentes afirmam que os polifenóis presentes na erva quebra-pedra auxiliam na prevenção da metástase de câncer, atuando na prevenção da invasão, migração e adesão das células cancerígenas.

Dessa forma, a erva mostrou ser eficiente em câncer de pulmão, mama, fígado e colo.

Por fim, agora que você já sabe dos benefícios causados pela erva quebra-pedra, pode incluir em suas receitinhas caseiras.

Você pode usar de diversas formas: chás, tinturas, extratos e cápsulas.

Todavia, não esqueça: se os sintomas permanecerem, consulte um médico.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.