Veja como escolher folhas para fazer seu chá de boldo

Confira agora algumas dicas para preparar seu chá de boldo

0

Confira agora como escolher folhas para fazer seu chá de boldo. O boldo é uma planta medicinal utilizada há centenas de anos pelas pessoas acometidas por doenças do estômago e do fígado. De geração em geração este costume vai passando, hoje com respaldo da medicina, sabemos que o boldo tem sim diversos benefícios para a saúde. Aqui no Brasil 123, vamos te ensinar  como escolher as folhas e preparar este remédio caseiro.

De onde vem o boldo?

Primeiramente, o boldo verdadeiro é originário dos Andes do Sul e Andes Chilenos. O verdadeiro boldo é uma planta arbustiva, podendo chegar a 6 metros de altura, nativo da região do Chile, tendo apenas sua comercialização em versões industrializadas ou secas, já que não é produzido no Brasil.

No Brasil, no entanto, temos o falso-boldo, ou boldo brasileiro. Uma planta que cresce em forma de moita de cor verde bandeira, muito comum encontrá-la em quintais e vasos.

Quais os benefícios do boldo?

Tanto o originário do Chile quanto o do Brasil, possuem basicamente as mesmas funções medicinais que são:

  • Melhorar a digestão
  • Amenizar a gastrite
  • Auxiliar no funcionamento do intestino
  • Ação fungicida e bactericida
  • Antioxidante
  • Curar ressaca
  • Calmante
  • Auxilia as funções do fígado e da bile

Como escolher as folhas do boldo?

No caso de adquirir as folhas secas do tradicional Boldo do Chile, busque por um local que tenha procedência ao comercializar as folhas secas. Assim, na hora de comprar, observe se as folhas se encontram mais inteiras, e não tão picadinhas. 

Além disso, observe o cheiro e se não há umidade no local que se encontra armazenado. No caso do Boldo brasileiro, a colheita deve ser feita diretamente do pé, no entanto, observando se as folhas estão íntegras, com bom aspecto, cor uniforme, sem presença de insetos e manchas.

Como preparar o chá de boldo?

Tanto as folhas secas quanto as folhas frescas devem ser fervidas juntamente com a água por pelo menos 5 minutos depois de levantar fervura. Dessa forma, você pode consumir o chá de boldo morno, em temperatura ambiente ou até mesmo guardá-lo na geladeira para ir bebendo pouco a pouco.

Mas existe outra forma de consumir o boldo: através do suco, neste caso apenas o brasileiro. 

Dessa forma, para fazer o suco do boldo, bata as folhas com água gelada no liquidificador, coe e sirva gelado.  Mas há ainda um preparo utilizado por pessoas mais de idade, que é macerado com pouquinho de água até sair todo o sumo da folha. 

Benefícios do chá de boldo - Reprodução AdobeStock
Benefícios do chá de boldo – Reprodução AdobeStock

O boldo tem contraindicação?

Sim, o uso do boldo não pode ser indiscriminado, nem tão pouco substituir o uso de medicação prescrita por médico.

Pois o uso frequente, por mais de 20 dias pode acarretar uma intoxicação no fígado, os sintomas decorrentes desta intoxicação são:

  • náuseas
  • vômitos
  • diarreia
  • sudorese
  • tontura

O boldo não pode ser consumido por crianças, pessoas portadoras de hepatite aguda, e mulheres grávidas já que um dos efeitos do boldo é causar contrações uterinas, podendo levar a abortos ou má formação fetal, principalmente se consumido no primeiro trimestre de gestação. 

Por fim, agora que você já sabe como escolher as melhores folhas e como fazer o chá do boldo, é só aproveitar os benefícios e consumir com moderação.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.