Chá branco: benefícios da bebida e como usar

Veja agora as maravilhas do chá branco

0

Um dos chás com sabor mais agradável de se consumir, com diversos benefícios para a saúde, o chá branco é uma excelente opção de consumo para quem não tem paladar para os chás mais amargos. Veja aqui no Brasil 123, os benefícios deste chá.

Do que é composto o chá branco?

Originado da colheita de folhas jovens, aplicado técnicas de secagem e armazenamento diferenciadas. Dessa forma, o chá verde é composto das mesmas ervas do chá preto e do chá verde. Só que tratado para preservar todas as características da planta. 

A planta que origina estes chás é a Camellia Sinensis, assim, para resultar no chá branco as folhas são retiradas antes da florada.

Para que serve esse chá?

Esse chá, além de delicioso, com um sabor delicado e aceitável por diversos paladares, possui inúmeros benefícios para a saúde,  como por exemplo:

  • Auxilia no emagrecimento
  • Diminui o risco de câncer
  • Combate infecções
  • Antioxidante
  • Protege o coração
  • Estimula o cérebro
  • Diurético

O chá tende a ser mais eficiente na hora de aumentar o gasto calórico para quem quer emagrecer. Assim, graças a seu poder diurético é possível eliminar até 2 quilos apenas consumindo chá branco regularmente.

Esse chá  desintoxica, desincha e aumenta a queima de gordura do organismo. Dessa forma, o consumo desse chá também está relacionado à melhora do humor.  

Chá branco para saúde bucal

Sim, o chá branco possui uma quantidade elevada de flavonóides, polifenóis e taninos.

Estas substâncias trabalham como protetores da boca, gengiva e dos dentes, já que impedem o crescimento e a proliferação de bactérias que constroem a placa nos dentes.  

Como preparar?

O chá branco pode ser encontrado em sachês, pronto para infusão em água quente ou em folhas secas a granel, também deve ser preparado através de infusão. 

Mas deve-se lembrar que o chá branco contém cafeína em sua composição, não sendo uma boa opção para se consumir a noite, podendo interferir no sono. Porém é um excelente pré-treino ou substituto do café nas manhãs.

Variações de consumo 

Por ter um sabor suave, o chá branco harmoniza com diversos ingredientes, que além de conferir sabor e aroma, ajuda a variar o consumo e não enjoar. 

Além de poder combinar com diversos elementos que potencializam os seus benefícios, esse chá é termogênico e fica muito mais gostoso em combinações com:

  • Canela
  • Cravo
  • Gengibre
  • Pimenta
  • Hortelã
  • Abacaxi

 

Maravilhas do chá branco - Reprodução AdobeStock
Maravilhas do chá branco – Reprodução AdobeStock

Contra indicações do chá branco

Apesar de natural, o chá branco não é indicado para todas as pessoas.

Sendo assim, gestantes e lactantes não devem consumir esse chá devido a presença de cafeína. 

Ademais, os portadores de doenças gástricas, úlceras, diabetes, hipertensão, não devem consumir o chá  em hipótese nenhuma. 

Embora tenha diversos benefícios para a saúde, o chá  não substitui nenhum tratamento convencional e o médico deve sempre ser informado sobre seu consumo. 

Por fim, agora que você conhece um pouco mais sobre esse chá tão benéfico, é só pegar sua xícara e começar a curtir todos os benefícios desta bebida. Aproveite essas dicas maravilhosas e certeiras!

5/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.