Chá de Noni: saiba para que serve a bebida

Conheça agora tudo sobre o chá de noni

0

Você já ouviu falar em chá de Noni? Se não ouviu, fique conosco até o final para saber mais sobre esta fruta tão controversa, seus benefícios e riscos! Confira tudo aqui, hoje, no Brasil 123.

Noni 

Noni é o fruto de uma árvore chamada Morinda citrifolia, a árvore e os frutos são largamente utilizados no Continente Asiático, em especial na região da Polinésia. Além de pouco conhecida no Brasil, tem sido alvo de intensos debates sobre os benefícios, mas também sobre os perigos em seu uso! 

O fruto 

Uma das questões apontadas para o Noni é que seu gosto é muito forte e nada agradável, então quem faz uso do seu chá recomenda que se misture com outra fruta como a uva, para dar um gosto mais agradável.

Se ainda assim ficar muito difícil o seu consumo, é possível bater em um liquidificador, assim, fazendo a mistura com outras frutas.

Quais os benefícios alegados do Noni 

Estudos mostraram que no Noni estão presentes propriedades antioxidantes e podem promover desintoxicação no organismo e a perda de peso.  Além disso, também pode reduzir dores relacionadas à artrite e também auxilia para a melhoria da imunidade.

Noni no combate à doenças graves

As substâncias presentes no Noni são vistas como benéficas para várias áreas do corpo humano, então afirma-se que contribuem para tratamento de doenças de pele, combatem radicais livres, melhoram o fluxo sanguíneo, previne úlceras, gastrites e câncer. 

Mas se existem tantos benefícios, por que o uso do chá de Noni é tão controverso?

Muitos afirmam que o uso do chá de Noni pode ser benéfico no combate a infecções por vírus, parasitas e bactérias e tumores. 

Mesmo estas características terem sido comprovadas em testes laboratoriais, existem estudos demonstrando que o uso desta fruta contém alto risco de intoxicação para o fígado e pode provocar espasmos de vômitos, além de diarreia. 

Assim, pensando nisso, tenha cuidado caso for consumir. Esse fruto pode te trazer diversos benefícios, contudo, é importante se atentar aos possíveis riscos que a fruta pode oferecer.

O seu uso no Brasil não é recomendado pela Anvisa 

A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pela regulamentação do uso de substâncias para fins medicinais, e no caso da fruta Noni, é a Anvisa que não legaliza a comercialização de qualquer alimento processado que contenha o Noni como princípio ativo. 

Como os estudos sobre a fruta não são conclusivos quanto aos seus benefícios e, principalmente seus riscos, a Anvisa não permite o seu uso!

Saiba para que serve a o chá de noni - Reprodução Pixabay
Saiba para que serve a o chá de noni – Reprodução Pixabay

Finalizando 

Como pudemos perceber, o Noni pode trazer efeitos benéficos para a saúde dos seres humanos e há uma tradição milenar de seu uso, principalmente em países orientais! 

No entanto, a controvérsia existente no Brasil faz sentido pois se por um lado pode trazer benefícios, por outro pode sobrecarregar e intoxicar rins e fígado, o que é risco grande! 

Então, o melhor é procurar orientação de especialistas em fitoterapia e do seu médico antes de iniciar o consumo! Fique a dica, está bem? 

Até a próxima!

4/5 - (1 vote)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.