Como escolher um bom CDB com liquidez diária?

Veja como funciona o investimento em CDB e como escolher o melhor para você

0

O CDB com liquidez diária normalmente é utilizado por investidores que pretendem construir uma reserva de emergência, ou servir como base de investimentos. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar como escolher um bom CDB com liquidez diária.

O que é um CDB com liquidez diária?

É aquele investimento de renda fixa em que o resgate do título pode ser feito diariamente, sem perder a rentabilidade. Os CDBs são emitidos por instituições financeiras com a intenção de angariar recursos para financiar as suas atividades financeiras.

Você emprestará dinheiro para as instituições financeiras, e ela te oferece rendimento com resgate diário, se você quiser.

Quanto à rentabilidade, ela está vinculada ao CDI, ou seja, a taxa DI. Assim, na prática, existem títulos que rendem 95%, 100%, 105% do CDI.

Existem riscos para investir em CDBs?

CDB com liquidez diária, como escolher - reprodução unsplash
CDB com liquidez diária, como escolher – reprodução unsplash

Por ser um investimento de baixo risco, ainda existem riscos, que dependem da solidez da instituição financeira que oferece os títulos de CDBs.

Além disso, o título está protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até o valor de R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ.

Qual a alíquota de incidência do Imposto de Renda no título de CDB de liquidez diária?

A alíquota do Imposto de Renda é regressiva, e incide somente sobre o valor do rendimento do título, ou seja:

  • Até 180 dias: 22,5%;
  • Entre 180 e 360 dias: 20%;
  • Entre 360 e 720 dias: 17,5%;
  • Acima de 720 dias: 15%.

Assim, quanto mais tempo a aplicação ficar investida, menor é a incidência de Imposto de Renda, a ser pago no resgate.

Como escolher um bom CDB com liquidez diária?

Saiba que investir em um CDB com liquidez diária, é uma opção de investimento com necessidade de resgate automático ou para fazer reserva de emergência, mas você renunciará à rentabilidade. Este formato de título é o que apresenta menor rentabilidade.

Assim, quanto menor será o tempo de aplicação do título, maior será a rentabilidade dele. Sendo assim, nestes casos, as instituições financeiras oferecem uma taxa de juros maior como forma de atração dos investidores.

Outra questão a ser considerada é que estes títulos são recomendados para pessoas que desejam converter aplicações em dinheiro em pouco tempo. Assim, é excelente para ter uma reserva de emergência, ou para fazer outros investimentos que se tornam vantajosos de uma hora para outra como, no caso, o ouro.

Mas, se você tem objetivos a longo prazo, procure fazer aplicações em outros ativos para garantir maior rentabilidade.

Fique atento à saúde financeira da instituição financeira que emite os títulos, pois realizar empréstimos para instituições sólidas é mais garantido e menos arriscado, do que emprestar dinheiro para instituições financeiras com problemas de caixa.

Investir em CDB com liquidez diária, é vantajoso ou não dependendo do seu objetivo para investir. Desse modo, considere as suas necessidades, o seu perfil de investidor, bem como a rentabilidade, o baixo risco de investimento e a segurança.

Tenha certeza dos seus investimentos e utilize o CDB com liquidez diária para diversificar a sua carteira de investimentos.

Esperamos ter ajudado você a tomar a decisão certa.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.