Como diminuir riscos ao investir

Confira algumas dicas para te ajudar a diminuir os riscos na hora de fazer investimentos

0

Qualquer investidor, iniciante principalmente, quer diminuir os riscos ao realizar seus investimentos. É o medo de investir e perder dinheiro. Por isso, hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar como diminuir riscos ao investir.

O que é o risco de investimento?

Sabendo o que é o risco de investimento é possível que o investidor consiga perceber como fazer para reduzir e aumentar a sua lucratividade. Qualquer investimento feito, possui risco, mas é possível perceber que há investimentos com baixo, médio e grande risco. E ainda, é possível perder inclusive os valores que foram investidos, além de ficar com dívidas, no caso de investimentos de alto risco.

Assim, sempre que você escolher os ativos para investimento, faça a análise do risco e avalie o quanto você está propenso a correr riscos em função da rentabilidade. Afirmamos isso, pois no mercado financeiro, quanto maior o risco, maior é a possibilidade de ter rendimentos maiores.

Para saber o quanto você se permite em correr riscos, faça a análise do seu perfil de investidor e classifique:

  • Conservador: menos propenso a correr grandes riscos
  • Moderado: procura equilibrar o risco e a rentabilidade
  • Arrojado: não tem medo de riscos, e procura sempre aumentar a rentabilidade de sua carteira de investimentos.

Como diminuir riscos ao investir?

Não tem jeito, para diminuir os riscos ao investir é preciso que você conheça o mundo financeiro e seu funcionamento. Para tanto, você pode contratar alguém para ajudar neste processo, mas você precisa conhecer.

É possível você investir usando o seu banco ou abrir uma conta em uma corretora de valores. O banco irá oferecer os produtos que são comercializados pela instituição financeira e cobrará uma taxa para tanto. Já a corretora terá uma maior variedade de produtos, e normalmente cobra taxas menores.

Mas assim, é fácil, o problema é começar, pois é algo novo e causará maiores dúvidas no começo. Logo, logo, você já estará perito em investimentos.

1ª Recomendação: Tenha conhecimento sobre investimentos

Conhecer é a melhor maneira para você identificar as melhores oportunidades de investimento. Entenda a dinâmica do mercado financeiro e perceba as suas atualizações.
Para aplicar com segurança você precisa acompanhar a dinâmica do mercado.

2ª Recomendação: Procure conversar com pessoas que tenham experiência

Conte com a experiência das pessoas que já realizam investimentos, para saber as suas opiniões a respeito do assunto. Pode ter certeza de que muitos, irão contar sobre os seus erros em investir, e você pode aprender com isso. Então, perceba o quanto é interessante você avaliar como as outras pessoas lidam com os investimentos.

No mercado financeiro, quanto maior o risco, maior é a possibilidade de ter rendimentos maiores - Reprodução AdobeStock
No mercado financeiro, quanto maior o risco, maior é a possibilidade de ter rendimentos maiores – Reprodução AdobeStock

3ª Recomendação: Não tenha pressa

Comece fazendo investimentos que são mais seguros, vá conhecendo os outros investimentos, que causam maiores riscos, e conforme você for tendo maior experiência no mercado financeiro, comece aos poucos, fazendo esses investimentos.

Investir é utilizar a razão,  portanto, jamais atue no mercado financeiro pela emoção. Foque nos seus objetivos, vá com calma, tenha certeza dos seus investimentos, para você não se arrepender depois.

Por fim, agora que você já sabe como diminuir riscos ao investir, atenda às recomendações deste artigo, e invista com maior segurança.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.