Como cuidar da saúde com tanta mudança no clima?

Com o clima cada vez mais confuso, as pessoas têm dificuldade para cuidar da saúde.

0

Cuidar da saúde de acordo com cada estação ficou mais complicado. Afinal, há algum tempo não se sabe mais em qual período estamos. De acordo com o calendário monitoramos o verão, outono, inverno e primavera. Mas os dias não correspondem a estação do momento. Isso porque, em pleno inverno, podemos ver as temperaturas elevando!

É muito comum sucessivas frentes quentes e frias a todo o momento. Portanto, as pessoas sofrem com alergias respiratórias, que aumentaram em 40% a sua incidência. Isso porque as oscilações climáticas não deixa o corpo humano equilibrar a sua temperatura interna. Mas o grande vilão não é o vírus, mas sim o ar frio e a sua poluição.

cuidar da saúde

Ao cuidar da saúde, estar com as vacinas em dia é fundamental. Afinal, elas ajudam o sistema imunológico e diminui os riscos de pneumonias e outras complicações. Mas o tempo seco também contribui para o aumento de alergias respiratórias, pois deixa o ar poluído. Portanto, leva à redução dos mecanismos de defesa.

Cuidar da saúde: alergias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, as alergias atingem, em média, 30% da população mundial. No entanto, durante o inverno a atenção deve ser redobrada. Isso porque há uma inversão térmica, quando uma camada de ar frio, que é mais pesada, acaba descendo à superfície, impedindo o ar quente de circular.

A temperatura interna do corpo humano deve ser em torno de 37 graus. Porém, em dias frios ocorre a vasoconstrição, que desloca o sangue para o centro. Portanto, deixa as extremidades mais frias, pois a intenção é manter os órgãos e os músculos em funcionamento, mas aquecidos.

12 dicas para ter uma boa saúde mesmo com as oscilações climáticas

Confira abaixo 12 dicas para cuidar da saúde quando há oscilação climática:

  • beba bastante água: o ideal é sempre ingerir dois litros diariamente para manter o organismo bem hidratado. Consequentemente você hidrata também as vias respiratórias;
  • faça a limpeza nasal com soro fisiológico duas vezes ao dia. Mas caso trabalhe em ambiente com ar condicionado, redobre o uso;
  • umidifique o ar com aparelhos próprios para isso, com toalhas úmidas ou grandes bacias para que a água evapore e deixe o ar com mais qualidade;
  • guarde os brinquedos de pelúcia em embalagens à vácuo depois de higienizados;
  • procure manter os ambientes de casa arejados;
  • evite vassouras para limpar a casa, mas passe sempre panos úmidos;
  • troque a roupa de cama toda semana;
  • tenha uma alimentação balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. Mas também coma frutas, especialmente as que têm vitamina C, pois elas ajudam a prevenir gripes e resfriados;
  • lave sempre as mãos com álcool gel e evite o contato com a boca, nariz ou olhos, pois são vias de entradas de vírus;
  • tenha sempre um momento para descansar e uma boa noite de sono;
  • o contato com pessoas gripadas ou resfriadas deve ser evitado, pois são doenças adquiridas pelo ar;
  • mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca.

Cuidar da saúde deve ser algo dentro da rotina de cada um. Para as crianças, os pais precisam ter uma atenção a mais, pois eles quem orientam sobre o que pode ou não. Portanto, sempre cuide da alimentação, hidratação e outros hábitos dos seus filhos.

 

 

 

 

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.