Como congelar verduras para utilizar sempre que quiser

Confira essas dicas e nunca mais desperdice suas verduras

0

Vivemos em dias corridos, sem tempo a perder em supermercados e muito menos perder alimentos por motivo de má conservação. Então, veja aqui no Brasil 123 como congelar verduras para utilizar sempre que quiser. Dessa forma, você só precisará ir ao mercado uma vez ao mês.

Quais verduras posso congelar?

Logo abaixo separamos para você algumas das verduras que você pode congelar, e também, como fazer esse processo.

Higienize suas folhas

Primeiramente, separe todas as verduras por tipo e lave bem, retirando toda a terra e os resíduos de agrotóxico que porventura ainda tenha. E para isso lave folha por folha separadamente.

A couve

Terminado o processo de higienização, coloque uma panela com água para ferver e mergulhe as folhas uma a uma deixando por alguns segundos. Nesse processo, as folhas se tornam num tom de verde bem vivo e muito bonito! Em seguida, leve as folhas para outra panela contendo água e gelo para dar um choque térmico. 

O nome desse procedimento é “branqueamento”.  Logo depois, escorra toda a água das folhas, retire os talos e arrume uma por cima da outra, corte as folhas ao meio, coloque as metades uma em cima da outra e enrole apertando bem para que escorra toda a água que ainda esteja entre elas e com ajuda do papel toalha, seque essa água e pique bem fininho. Por fim, pegue um saquinho de congelamento com a especificação e a data do produto congelado, enrole retirando todo o ar e congele. 

Fazendo da forma correta, a couve pode durar por até 3 meses no freezer. Quando for utilizar, retire meia hora antes do freezer, refogue com alho e faça normalmente como de costume.

A alface e o agrião

Após higienizar e escorrer a alface e o agrião, seque folha por folha com um paninho bem limpinho. A alface e o agrião não podem, no entanto, serem congelados e devem ser guardados inteiros em uma vasilha com tampa na parte de baixo da geladeira.

A salsa e o coentro

Após a higienização, a salsa e o coentro devem ser bem secos com um pano de copa bem limpinho. Em seguida, leve-os ao processador para serem picados. Pode ser guardado junto em um potinho com tampa no congelador.

A cebolinha

A cebolinha não deve ser picada no processador, mas na faca e guardada separada das outras folhas. Reserve em um pote com tampa e leve para congelar.

A hortelã

Após a limpeza de costume, seque no pano de prato e retire as folhinhas da hortelã dos cabinhos. Coloque no saquinho, retire todo o ar e leve ao freezer. As folhas podem dar uma leve escurecida, mas estará ótima para consumo e solta muito fácil após o congelamento. Assim, vale muito a pena congelar a hortelã.

Dicas de como congelar verduras - Reprodução AdobeStock
Dicas de como congelar verduras – Reprodução AdobeStock

A escarola

O procedimento para congelar a escarola é bem simples. Após a higienização, prepare como de costume, refogue com azeite, alho, sal e uma pimentinha do reino. Quando esfriar coloque em um saquinho com especificação do produto e a data, retire todo o ar e leve ao freezer. Quando for consumir, transfira para a geladeira na véspera.

Você também pode congelar frutas e legumes.

O vinagre só deve ser usado nas folhas no momento de seu consumo.

5/5 - (3 votes)

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.