Como comprar no cartão sem se enrolar

Aprenda agora a usar o cartão de crédito de modo consciente para não ter problemas no futuro

0

Afinal, como comprar no cartão sem se enrolar? Você sabe se é realmente possível usar essa ferramenta de crédito de forma inteligente e segura? Confira as respostas aqui no Brasil 123.

É muito importante que você entenda que o cartão de crédito é, assim como o dinheiro físico, apenas um meio de pagamento. Sendo assim, devemos usá-lo com seriedade e cautela.

Portanto, comprar e não gastar mais do que você precisa é algo básico e que você deve ter como regra. Mas se esse não é seu forte, pode ser que este seja o momento de refletir sobre o uso do cartão.

Agora, vamos te ensinar como comprar no cartão sem se enrolar e de maneira simples. Confira a seguir.

Cartão de crédito é bom?

O cartão de crédito, assim como qualquer outro meio de pagamento, tem sua utilidade. Ele simplesmente é uma ferramenta de utilizar os seus recursos financeiros.

Por meio dessa ferramenta, você poderá então fazer compras, parcelar quando preciso, comprar itens emergenciais, fazer até mesmo saques para horas de aperto, entre outros.

Sendo assim, é fácil concluir que o cartão de crédito é sim um bom recurso e que você pode dispor dele se assim precisar.

O que precisamos ter em mente é que você simplesmente não pode utilizar a ferramenta de forma inadequada, já que isso pode representar riscos para suas finanças.

Como gastar menos no cartão de crédito?

Então, para evitar literalmente esgotar seus recursos apenas para pagar compras no cartão, é preciso aprender como gastar menos.

O primeiro passo para isso é que você consiga evitar fazer novos gastos. Por mais que seja complicado, corte alguns itens específicos antes de qualquer coisa.

Além disso, antes do cartão virar, evite gastar ainda mais. Se não tem outra forma de comprar, procure esperar até sair o pagamento antes de passar o cartão novamente.

Como comprar no cartão sem se enrolar?

Tarefa difícil a princípio, mas não impossível! Comprar no crédito e não se enrolar é sim possível, mas você necessita mudar sua forma de interagir com o cartão. Acompanhe as dicas a seguir e vire o jogo.

Evite ao máximo as compras parceladas

Sabemos que é quase uma cultura dos brasileiros de parcelar absolutamente tudo o que adquirem. Mas isso é algo que pode te fazer perder o controle de suas contas facilmente.

Sendo assim, procure pagar sempre em uma única vez ou, quando o valor for maior, parcele no mínimo de vezes possível.

Evitar o parcelamento das compras é uma boa dica para evitar problemas com cartão de crédito - Reprodução AdobeStock
Evitar o parcelamento das compras é uma boa dica para evitar problemas com cartão de crédito – Reprodução AdobeStock

Pague sempre a fatura integral do cartão

Um erro clássico de quem se enrola com o cartão é o de justamente pagar a fatura com o mínimo ou com um valor menor do que o devido. Isso é extremamente perigoso, pois lhe fará cair no juros rotativo, que costuma ser bem alto.

Portanto, sempre pague a totalidade da conta. Se caso ver que isso não será possível, suspenda imediatamente os gastos no cartão e parcele a fatura em algumas vezes. Mesmo pagando juros, estes ainda serão menores do que os do rotativo.

Gaste apenas o que poderia comprar com dinheiro

Essa dica de ouro é o que muitas pessoas simplesmente não sabem ou escolhem não seguir. Nada de sair passando o cartão contando com o pagamento do próximo mês! Gaste hoje apenas o que poderia adquirir hoje com o seu dinheiro que está em mãos, ou seja, nada de contar com a entrada do próximo mês. Imprevistos acontecem.

Opte também por utilizar cartões com pontos ou milhas, já que você obtém ainda mais vantagens.

Agora que você sabe como comprar no cartão sem se enrolar, então organize suas finanças e fique ainda mais preparado para qualquer adversidade.

2/5 - (1 vote)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.