Como ajudar seu filho a se interessar por matemática

Pode ser difícil fazer uma criança se interessar por matemática, mas não é impossível

0

A matemática, apesar de ser uma matéria muito importante e a qual usamos todos os dias de nossas vidas, não é muito popular entre as pessoas. Especialmente entre as crianças que estão começando a se aprofundar nela agora, pode ser muito desafiador e cansativo lidar com ela. Contudo, é possível ajudar o seu filho a se interessar por matemática e a lidar melhor com a matéria. Veja as dicas abaixo que farão a criança querer se dedicar mais ao aprendizado desta matéria!

Primeiro dia de aula das crianças, saiba como lidar: dicas para pais e filhos

Aprender matemática brincando

Aprender matemática, especialmente aquelas crianças que passaram da fase das descobertas e estão focando na prática, pode ser uma tarefa chata. Isso porque é necessário muito foco e concentração e pouco dinamismo, o que as crianças costumam não gostar.

Dessa forma, ela deixa de ser interessante e as notas na matéria começam a cair, se tornando uma preocupação para os pais. Entretanto, é possível ajudar seu filho a se interessar por matemática fazendo com que ele aprenda de forma divertida. Isso tornará o momento dos estudos atrativo e menos pesaroso.

Atualmente, é possível brincar com as crianças através de jogos ou aplicativos que ensinam a matemática de forma lúdica. E isso pode ser feito tanto na escola, como pelos pais. Aprender brincando fará com que seu filho tenha vontade de aprender mais e de se desafiar!

Qual a importância de estabelecer limites para os filhos

Use a matemática no dia a dia com a criança (dinheiro e quantidade)

Para ajudar seu filho a se interessar por matemática, mostre a ele como esta matéria envolve todas as situações no dia a dia. Aponte para ele todas as situações em que os número estão presentes. Por exemplo, nas compras da família e dos brinquedos da criança: mostre como utilizar o dinheiro, fazendo somas e subtrações para pagar e pegar o troco.

Além disso, incentive a criança a contar e a fazer somas de coisas corriqueiras, como por exemplo, a quantidade de biscoito que ela comeu no café da manhã. Dessa forma ela perceberá que os números estão presentes em tudo e passará a ser interessante fazer observações a respeito deles.

Os pais devem demonstrar interesse pela matemática

As crianças, a maioria das vezes, seguem o exemplo do pais com relação àquilo que eles fazem e ao que gostam. E se o pais desgostam de alguma coisa, a criança encontra ali um motivo para não gostar também. Por isso, não adianta tentar exigir do seu filho que ele goste de matemática se você mesmo mostra como acha a matéria chata.

Dessa forma, para ajudar seu filho a se interessar por matemática, mostre a ele como ela é legal para você e como você a utiliza com frequência. Ao ver como a matéria te empolga no dia a dia, seu filho buscará esta mesma empolgação e começará ele mesmo a procurar as situações nas quais a matemática é aplicada.

Brincadeiras para as crianças sem gastar! Confira essas ideias

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.