Cidade da Espanha transforma 35 toneladas de laranjas em eletricidade

1

As laranjas da Espanha, inspiração para as marmeladas e licores, são conhecidas pelo sabor fresco, intenso e altamente ácido. Mas a fruta mostrou ser ainda mais versátil, pois também pode gerar eletricidade. 

Laranjas na Espanha
Na Espanha, as sobras das laranjas são transformadas para gerar eletricidade (Foto: reprodução)

Sevilha, a cidade espanhola famosa por suas laranjas, agora consegue transformar a fruta em biogás. O uso da tecnologia demonstra como o município – localizado ao sul da Espanha e com quase dois milhões de pessoas – se preocupa com a economia circular.

A companhia municipal de água de Sevilha começou a testar um sistema que produz energia a partir de sobras de laranjas. Ao coletar laranjas caídas e descartadas em vias públicas, a Emasesa busca extrair suco da fruta para formar biogás. A empresa já espremeu 35 toneladas de laranja amarga, enquanto a casca vira compostagem para ser transformada em fertilizante para os campos.

O objetivo é utilizar esta fonte de energia renovável para alimentar a Estação de Tratamento da região. A expectativa é de que gere cerca de 1.500 kWh, o que equivale ao consumo de 150 residências da Espanha, e tornará a estação de tratamento de água autossuficiente. Para atingir este objetivo, Sevilha terá de investir 250 mil euros no projeto, ou seja, cerca de R$ 1,6 milhão.

Espanha e a economia verde

A Espanha lançou um plano ambicioso em 2018 para mudar o sistema elétrico totalmente para fontes renováveis até 2050, assim como descarbonizar a economia. O país europeu proibiu novas licenças para perfuração de combustíveis fósseis. Além disso, um quinto do orçamento do estado irá para medidas que mitiguem as mudanças climáticas.

O biogás é um exemplo de economia verde. Trata-se de uma forma renovável de energia produzida pela decomposição de matéria orgânica, como resíduos de alimentos, materiais vegetais ou gorduras animais. Portanto, exatamente o que Espanha está fazendo com as laranjas.

Leia também: Pavimento de painel solar capta energia com os passos das pessoas

Existem várias maneiras de usar o biogás, por exemplo, como combustível para veículos ou para aquecimento e eletricidade. Os dois tipos mais comuns de biocombustíveis em uso hoje são o etanol e o biodiesel.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Leia mais: Cidade da Espanha transforma 35 toneladas de laranjas em eletricidade […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.