Castração canina: saiba os cuidados antes e depois

Castrar o seu cão é muito importante, veja o porque e quais cuidados você deve ter com ele

0

A castração canina é muito importante por vários motivos, você saberá mais sobre eles no artigo abaixo e também quais os cuidados deve ter com o seu pet tanto antes, como após a castração. Os cães são os melhores amigos do homem, seja você o melhor amigo do seu também: castre o seu pet.

Cuidados essenciais com cães: você não pode deixar de fazer isso

Controle populacional

A castração canina é muito importante porque ela permite o controle populacional. Ou seja, ela evita que se acumulem cães na rua. Isso porque o abandono é, infelizmente, muito comum. Por isso, mesmo que você ame muito o seu pet e cuide dele direitinho, sempre haverá alguém que ficará com um filhote dele e que colocará na rua. E esse filhote se unirá a outro que também foi abandonado e a população de cães de rua continuará crescendo. Por isso, se você ama os cães verdadeiramente, castre o seu cão.

Doenças podem ser evitadas com a castração

Um cão castrado pé um cão menos propenso a doenças graves, como tumores nos testículos, ou mamas. E esses tumores são muito comuns em cães não castrados. Doenças contagiosas através do coito também passam de um cão ara o outro quando não castrados. Por isso, castrar é um ato de amor pela saúde do seu pet.

Mas como cuidar do pet antes de uma castração?

É muito importante, antes da castração, realizar todos os exames que o médico veterinário recomendar. Isso porque através deles o profissional avaliará se o pet tem ou não condições de passar pela castração canina. Além disso, é através dos exames também que se verifica se a cadela está prenha, o que impossibilitará a castração.

Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet

Com os exames realizados e a castração marcada, o tutor deve ficar de olho nas recomendações para antes da cirurgia.  O pet deve ficar algumas horas sem comer, nem beber nada, antes da cirurgia. Por isso, lembre-se de cuidar do jejum dele. Depois disso, é hora de levá-lo para a castração!

Cuidados com o pet após a castração canina

O seu pet já castrou. E agora? Bom, se o seu cão for um macho, as preocupações são menores, uma vez que a recuperação também é mais rápida e menos dolorosa. Mas de qualquer forma, é imprescindível manter o cão o mais quieto possível, visando não romper os pontos, nem causar infecções neles. Utilize medicações apenas se o veterinário assim recomendar.

Se for uma fêmea o pet no qual foi realizada a castração canina, é muito importante se atentar ao estado dela após a castração. As fêmeas costumam ficar abatidas por dois ou três dias e é bom verificar se está tudo certo com os pontos. Utilize os medicamentos para dor recomendados, assim como aqueles antibióticos para prevenir infecções.

Após a castração, tanto em machos, como em fêmeas, fique de olho no peso do seu animal. Isso porque muitos t~em sobrepeso após o procedimento. Dessa forma, cuide da alimentação dele e leve-o para praticar bastante atividades físicas.

Cuidados com cães idosos: Você sabe o que é artrite canina?

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.