Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet

Veja aqui os cuidados que não podem faltar ao seu pet!

0

Se você é um tutor de pet de primeira viagem, ou mesmo já teve pet, mas ainda tem algumas dúvidas sobre como cuidar deles, veja essa lista de cuidados que você deve ter regularmente com seus pets!

O que fazer quando se está entediado: veja essas atividades para realizar em casa

Vacinas

Os pets, tanto cachorros como gatos, devem tomar vacinas todo ano, para evitar que contraiam doenças como raiva, cinomose, parvovirose, dentre outras. Por isso, mantenha o cartão de vacina deles atualizado!

Geralmente, as primeiras doses dadas tanto em filhotes, como em cachorros adultos, mas que nunca foram vacinados, são dadas em um espaço menor de tempo.

Consulte um veterinário para saber quais são as vacinas imprescindíveis ao seu pet e de quanto em quanto tempo ele deve tomá-las.

Vermífugos

Os vermífugos combatem os vermes e parasitas, evitando muitas doenças no seu pet. Por isso, dê vermífugo com regularidade ao seu pet. A recomendação é dar de 6 em 6 meses, e não deixar passar disso!

Consultas veterinárias

Leve o seu pet ao veterinário com regularidade! Mesmo que ele não apresente sintomas, uma consulta com um especialista pode identificar algo que você não está vendo. Se o seu pet for saudável, leve-o, pelo menos, uma vez por ano, para ser examinado e fazer exames de sangue.

Veja esses itens de papelaria que são ideais para dar de presente

Verifique as fezes

Fique de olho nas fezes do seu cão ou gato! Se elas estiverem com uma textura muito mole, por exemplo, isso pode indicar uma doença como giardíase, que só é combatida através de antibióticos. Por isso, fique de olho e, se a diarreia persistir, leve-o ao veterinário!

Alimentação

Mantenha a alimentação do seu pet saudável com boas rações e patês. Jamais dê a ele pão, ou alimente-o com sobras da sua comida. As rações foram feitas para suprir as necessidades fisiológicas do seu cão. Por isso, a menos que um veterinário recomende, não dê outro tipo de comida.

Passeios

Gatos não precisam de passeios quanto cães. Eles se adaptam mais fácil dentro de casa e sem sair para a rua. Lembrando que, se você gosta de deixar o seu gato sair, ele deve fazer isso apenas utilizando uma coleira e monitoradamente.

Jamais deixe o seu gato dar uma voltinha sozinho, ou ele pode pegar uma doença, brigar com outros gatos, ser judiado por algum humano com más intenções, dentre muitas outras coisas!

Já os cães, esses precisam de passeios com regularidade ou ficam muito estressados dentro de casa. Se isso acontece, eles adotam comportamentos como agressividade, ou destruição dos objetos de casa. Por isso, leve o seu cão para passear pelo menos duas vezes ao dia!

Relacionamento: veja essas dicas para equilibrar o seu e viver de forma harmoniosa

Pelos

Cuide do pelo do seu pet. Cães e gatos de pelo curto não exigem tantos cuidados. Contudo, se o seu pet tem pelos longos, penteie-os sempre, para que não fiquem com nós, uma vez que esses doem e machucam a pele do animal.

Além disso gatos se lambem muito, para se limpar. E os gatos com pelos grandes ingerem muito pelo, o que pode gerar problemas estomacais. E isso piora se você passa dias sem penteá-lo.

Fique sempre atento às necessidades do seu pet, pratique os cuidados relacionados aqui e quantos outros ele te mostrar que sejam necessários!

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.