Cartão de crédito virtual: para que serve?

0

Se você já fez compras online, provavelmente já sentiu insegurança ao colocar os seus dados de pagamento nas plataformas. Contudo, os bancos já criaram soluções para que a sua compra fique ainda mais segura. Isso porque além do pagamento por aproximação, existe também o cartão de crédito virtual, que protege as suas contas na hora de fazer compras.

Por isso, hoje vamos falar sobre como proteger os seus dados nas compras pela internet, e vamos abordar como fazer para ter um cartão de crédito virtual seguro de fato.

O que é um cartão virtual?

Um cartão virtual é uma das diversas saídas que bancos encontraram para melhorar a sua segurança na hora de fazer compras na internet. Nesse caso, em vez de proteger os seus dados, o cartão é vinculado à sua conta, mas não funciona como um cartão de crédito tradicional.

Isso porque o cartão virtual tem dados fictícios e o banco valida para você apenas na hora que você precisa comprar algum produto. Dessa forma, o cartão não é físico e não pode ser usado a qualquer momento. Para usar ele, você precisa ativar a funcionalidade no seu banco. Atualmente, cada banco possui uma modalidade diferente para esse produto.

Por isso, ele é uma das formas mais seguras de fazer pagamentos. Apesar disso, um cartão virtual não impede que você caia em golpes financeiros. Isso porque ele é uma forma de proteger o seu pagamento, mas o banco não faz filtros sobre quem receberá os valores da sua conta. Além disso, o valor da compra vai diretamente para a sua fatura do cartão de crédito comum e, por isso, desconta do seu limite também.

O cartão Casas Bahia funciona como um cartão de crédito - Reprodução AdobeStock
Reprodução AdobeStock

Quando usar?

De uma forma geral, o cartão virtual é usado apenas para compras na internet. Com isso, ele não é e não possui cartão físico. Além disso, contas digitais e cartões virtuais são coisas diferentes. Atualmente, até mesmo os bancos mais tradicionais possuem cartões que pagam virtualmente as suas compras.

Por isso, se você é cliente do Itaú, Bradesco, Santander, Nubank, Banco Inter e qualquer banco, você pode usar esse cartão. Dessa forma, sempre que você for comprar um produto na internet, é recomendável que você use o seu cartão virtual. São exemplos as compras que você faz na Magazine Luiza, na Amazon ou em qualquer outro aplicativo que permita compras pelo seu celular ou computador. Ao colocar o cartão na plataforma, preze por colocar os dados do cartão virtual. Como ele é feito exclusivamente para isso, ele protege os seus dados da conta.

Além disso, ele possui os mesmos 16 números de cartões de crédito comuns, assim como um CVV, uma data de validade e até mesmo o seu nome impresso virtualmente. Por conta disso, usar o cartão virtual é sempre uma excelente ideia para se proteger de fraudes na sua conta bancária.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.