Cartão de crédito: como usar de forma responsável?

0

Uma pesquisa do IBGE mostrou que quase 30% dos brasileiros endividados estão devendo por causa do cartão de crédito. E isso não é algo que acontece há pouco tempo. Há anos o brasileiro não anda tendo uma relação saudável com esse meio de pagamento, apesar de os bancos buscarem melhorar os padrões do produto, incluindo benefícios e vantagens.

Por isso, é preciso entender que usar o cartão de crédito exige sabedoria e organização financeira. Por isso, hoje vamos dar dicas de como usá-lo da forma correta. Vale lembrar que ficar devendo nesse produto gera juros altíssimos. Por isso, é importante pagá-lo em dia.

Por que todo mundo se dá mal com ele?

A relação dos brasileiros com o cartão de crédito vem passando por crise há anos. Isso porque o funcionamento desse produto é bastante diferente das outras modalidades de pagamento, funcionando como um empréstimo garantido pelo banco, sob a condição de um pagamento em dia. Após entender isso, a sua visão pode mudar do dia para a noite.

Quando você paga com o cartão de crédito, você automaticamente pega um empréstimo com o banco. O limite do seu cartão funciona como uma forma de o banco controlar o quanto você pega emprestado todos os meses. Contudo, todo empréstimo tem juros. Porém, o cartão de crédito “zera os seus juros” se você pagar a fatura em dia. Caso isso não ocorra, os juros são altíssimos.

Por conta disso, quanto maior o seu limite, maior a sua necessidade de ter o dinheiro na conta no dia do vencimento da fatura. Isso porque quanto mais você deixa de pagar, maiores são os juros que o banco cobrará de você. Além disso, vale lembrar que ninguém é obrigado a ter um cartão de crédito. Por isso, se você não gosta dele, você tem inúmeras formas de fazer pagamentos e ter as mesmas vantagens dos produtos mais avançados desse mercado.

como fazer uso do cartão de crédito de forma inteligente - reprodução unsplash
Foto: Unsplash

Estou devendo para o cartão de crédito. O que fazer?

Como dissemos anteriormente, os juros do cartão de crédito são altíssimos. Na verdade, eles figuram entre as despesas mais caras do mercado brasileiro. Por isso, se você está devendo, é importante que você tome uma atitude agora mesmo. Isso porque estender essa dívida pode prejudicar muito o seu futuro financeiro.

Por isso, o primeiro passo é entender de onde veio essa dívida. Foi em algum mês que você precisou gastar mais por emergência ou foi em gastos impulsivos? Além disso, o valor da sua fatura se repetiu nos meses anteriores? Após entender essas duas questões, você deve ligar para o banco, negociar um valor abaixo do que você deve atualmente e, se possível, parar de usar o seu cartão enquanto paga essa dívida.

Depois de negociada a dívida e definida a forma de pagamento, é importante se organizar para usar o cartão de crédito de forma responsável. Para isso, você pode colocar todos os gastos do seu mês nele. Caso não queira fazer isso, você pode definir um valor mensal para gastar nele em lazer ou também pode definir um uso exclusivo dessa forma de pagamento. A dica aqui é não descuidar e achar que o seu dinheiro é infinito!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.