Auxílio Brasil terá empréstimo consignado liberado pela CAIXA e outros bancos; confira

A operação aguarda regulamentação do Ministério da Cidadania

0

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi anunciado pelo Governo Federal em março, mas até o momento o início das operações ainda não foi liberado.

Logo quando do anúncio, o governo alertou que ainda levaria um tempo até que todas as diretrizes fossem determinadas, contudo, é fato que os brasileiros torciam para uma liberação mais rápida.

Auxílio Brasil terá empréstimo consignado liberado pela CAIXA e outros bancos; confira
Imagem: Reprodução

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Um ponto de destaque para quando for efetivamente liberado, é que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil poderá ser oferecido por qualquer banco que tenha interesse na operação, isto é, não será uma exclusividade da Caixa Econômica Federal.

Quais as condições?

É preciso saber que, além dos beneficiários do Auxílio Brasil, aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), também poderão solicitar o empréstimo consignado.

Até então, a modalidade era limitada a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a servidores públicos.

O que já foi adiantado pelo governo é o limite que se poderá empenhar. A saber, os beneficiários do Auxílio Brasil poderão comprometer no máximo 40% do valor que recebem, sendo que 35% poderá ser utilizado para o empréstimo pessoal e 5% poderá ser utilizado para saques e despesas do cartão de crédito consignado.

Como se sabe, o consignado tem desconto automático das parcelas em folha de pagamento ou benefício.

Como existe a garantia do recebimento do benefício, não há risco de inadimplência, e assim, esse tipo de operação é uma das que oferecem os menores juros do mercado.

A expectativa do governo federal é que a modalidade passe a alcançar mais de 52 milhões de pessoas, incluindo os cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, os 4,8 milhões de beneficiários do BPC e os 17,5 milhões beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A estimativa é oferecer R$ 77 bilhões em empréstimo consignado a esse público.

Veja também: Dataprev Auxílio Emergencial: Consulta ainda está ativa; veja como fazer

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.