Auxílio Brasil tem novo cartão: veja quem recebe

0

O Auxílio Brasil terá um novo cartão para os beneficiários usarem a partir do fim desse mês. Isso porque esse é o prazo para que a grande maioria dos beneficiários tenham em mãos a novidade. Com essa mudança, contribuintes poderão sacar o valor do auxílio na Caixa ou em Bancos 24h, além de poderem fazer o pagamento por aproximação.

Segundo o Governo Federal foram emitidos mais de 3 milhões de cartões. Contudo, 6,6 milhões de famílias devem receber o novo cartão, representando aquelas pessoas que entraram no Auxílio Brasil depois de novembro de 2021.

Como funcionará a distribuição dos cartões?

Os novos cartões do Auxílio Brasil servirão para substituir os antigos cartões do Bolsa Família. Isso porque esses novos cartões possuem tecnologias novas e permitem mais independência para os brasileiros que recebem o benefício. Além disso, existe um critério para priorizar os brasileiros que receberão antes.

Isso porque o governo enviará os cartões, de forma preferencial, para as localidades onde há poucos canais de contato com a Caixa. A ideia é fazer isso porque os beneficiários poderão fazer compras no débito automático. Além disso, para diminuir os impactos da falta de agências, o governo informou que quem recebe o Auxílio Brasil também poderá fazer o resgate do valor na rede do Banco 24h. O Ministério da Cidadania diz que a troca serve para modernizar as formas de pagamento do benefício, além de diminuir os riscos de clonagem de cartões. Isso porque o novo cartão terá um chip de pagamentos.

O novo cartão também facilitará a vida dos beneficiários à medida que funcionará como um cartão mais moderno para os comerciantes. Dessa forma, é possível aumentar as vendas, principalmente naquelas localidades onde há um difícil acesso a caixas eletrônicos. Apesar disso, nem todos os beneficiários receberão essa novidade.

Auxílio Brasil
Novo cartão vai apenas para quem recebe via poupança digital a partir de novembro de 2021. Foto: Reprodução

É preciso solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil?

Com a rodada de distribuições de cartões, o governo quer melhorar o acesso dos mais vulneráveis a serviços financeiros mais avançados. Atualmente, o cartão do Bolsa Família, programa anterior ao Auxílio Brasil, possui poucos dispositivos de segurança. Por outro lado, os beneficiários terão acesso a demais serviços.

Para isso, o cidadão não precisa solicitar a troca do cartão. Isso porque o envio acontecerá de forma automática pelos Correios. Isso porque nem todos receberão. O governo afirma que apenas quem recebe o Auxílio Brasil por meio da poupança social digital terá o novo cartão. Dessas pessoas, apenas aquelas que tiveram o benefício aprovado após novembro de 2021 terão a troca do produto.

Com ele em mãos, os beneficiários terão acesso a diversos outros benefícios. Eles terão até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente, até dois saques por mês em bancos 24h; até três transferências por mês, para contas de outros bancos, transferências ilimitadas para contas da Caixa e transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

Com isso, a ideia do Governo Federal é transformar o Auxílio Brasil o mais próximo de um produto financeiro completo para o cidadão. Vale lembrar que, recentemente, foi liberado o empréstimo consignado para beneficiários. Dessa forma, há uma forte inserção do brasileiro ao mercado financeiro mais moderno.

5/5 - (9 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.