Auxílio Brasil: O benefício é cancelado para quem consegue emprego? Descubra agora mesmo

Confira as informações sobre o novo programa

0

Você já sabe que o Programa Auxílio Brasil está em execução desde o dia 17 de novembro, beneficiando neste mês cerca de 14,5 milhões de famílias brasileiras.

A saber, o novo programa social do Governo Federal busca turbinar o antigo Bolsa Família, ao integrar políticas públicas e criar incentivos e trilhas de emancipação para o beneficiário.

No entanto, ainda são muitas as dúvidas dos beneficiários, e uma delas é: perco o auxílio se eu arrumar um emprego?

É isso que você vai descobrir neste artigo. Boa leitura!

Auxílio Brasil: O benefício é cancelado para quem consegue emprego? Descubra agora mesmo
Auxílio Brasil: O benefício é cancelado para quem consegue emprego? – Imagem: Montagem Brasil 123

Auxílio Brasil

Em entrevista concedida ao programa A Voz do Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, esclareceu dúvidas sobre o novo programa e garantiu:

“Todos os beneficiários do Bolsa Família estão automaticamente contemplados no Auxílio Brasil. Não é necessário um novo cadastro”.

Além disso, o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil é exatamente o mesmo do Bolsa Família, aplicado nos últimos 10 dias úteis do mês, escalonado pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Ainda mais, de acordo com o Ministério da Cidadania, para o mês de dezembro, o número de beneficiados irá aumentar:

“Além disso, vamos buscar zerar a fila. Todos aqueles que estão no Cadastro Único do Governo Federal e estão elegíveis ao programa, por se enquadrarem nas faixas de pobreza e extrema pobreza, serão incorporados. Já em dezembro a previsão é de que o pagamento chegue a 17 milhões de famílias”.

Benefícios do novo programa

A saber, o Auxílio Brasil tem o chamado núcleo básico, que compreende três benefícios: o Benefício Primeira Infância, o Benefício Composição Familiar e o Benefício Superação da Extrema Pobreza.

Em complemento, existem ainda seis benefícios que interligam outras políticas públicas. São eles: o Auxílio Esporte Escolar, Auxílio Bolsa Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição.

Se eu arrumar um emprego, perco o Auxílio Brasil?

No programa anterior, quando a pessoa assinava uma carteira de trabalho, muitas vezes perdia o benefício.

Agora, no Auxílio brasil, se você conseguir assinar a carteira, vai inclusive receber um estímulo para seguir adiante.

Não apenas tem a permanência garantida no programa por um período, como ainda recebe uma ajuda de R$ 200 para seguir adiante e se reinserir no mercado de trabalho e conquistar mais qualidade de vida para a sua família.

Quem estava no Auxílio Emergencial pode receber o Auxílio Brasil?

É possível receber o Auxílio Brasil desde que essa pessoa que recebia o Auxílio Emergencial esteja no Cadastro Único do Governo Federal e se enquadre na faixa de pobreza e extrema pobreza. A saber, muitos daqueles que recebiam o Auxílio Emergencial tinham faixa de renda superior.

Canais de Atendimento

Os beneficiários podem consultar os valores e outras informações sobre o Auxílio Brasil no antigo aplicativo do Bolsa Família ou pela Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, por meio do telefone 121.

Com informações da Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania

Leia ainda: Novo lote do Auxílio Emergencial será pago até o dia 30; veja quem recebe

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.