Aprenda como dar banho no bebê facilmente

Veja algumas dicas que facilitarão sua vida na hora do banho do bebê

0

Ter bebê pequeno em casa não é nada fácil e demanda muita atenção o tempo todo. A hora do banho pode gerar muita tensão, já que todo cuidado é pouco. Mas não há motivo para desespero, com o passar do tempo as atividades vão fluindo melhor e podem ser mais fáceis. Veja nesse artigo algumas dicas para que você aprenda como dar banho no bebê facilmente. Confira aqui no Brasil 123.

Não se deixe levar pelo nervosismo

A hora do banho, principalmente para o bebê, é uma hora de extremo relaxamento, ele acaba relaxando e ficando menos tenso, por isso muitas vezes é uma forma de fazê-lo dormir.
Não se deixe levar pelo nervosismo, por mais difícil que pareça no começo, com o tempo você vai pegar o jeito. Assim, o importante é não ficar nervoso e fazer com que você tenha uma conexão com o bebê. Lembre-se então de que o bebê estava em um meio líquido por 9 meses e está muito familiarizado com a água.

Qual o local ideal para o banho?

O local para o banho deve ser onde o bebê e você se sintam mais seguros e confortáveis. É mais comum que o banho seja na banheira. Quanto a posição do banho, muitos bebês acabam chorando bastante de barriga para cima, por isso, dar banho com o bebê de barriga para baixo pode ser melhor para que ele se sinta mais calmo e relaxado.
Encha a banheira de acordo com o tamanho do bebê, o ideal, portanto, é que a banheira não fique muito cheia ou muito vazia. Mas tome cuidado com a temperatura da água, que deve ser próxima a temperatura do corpo, nem muito quente ou muito fria..

Banho de chuveiro

De vez em quando, o banho de chuveiro pode ser interessante também, pois ajuda a criar um vínculo ainda maior com o bebê. Acomode o bebê em seu peito e deixe que a água vá fluindo no corpo dele, a temperatura deve ser a mesma para que o bebê não se irrite e possa aproveitar o banho.

Dar banho com o bebê de barriga para baixo pode ser melhor para que ele se sinta mais calmo - Reprodução AdobeStock
Dar banho com o bebê de barriga para baixo pode ser melhor para que ele se sinta mais calmo – Reprodução AdobeStock

Tome cuidado com os sabonetes

Na hora do banho, tome cuidado também com os sabonetes, shampoos e condicionadores, muitos podem irritar o bebê e não são indicados. O ideal, então, é verificar com o seu pediatra quais os melhores para se usar durante o banho.
Se for dar mais de um banho por dia, use o sabonete ou shampoo apenas uma vez, pois o excesso pode fazer com que a oleosidade da pele do bebê seja maior o prejudique.

Preste muita atenção às reações do bebê

É muito importante que os pais prestem bastante atenção às reações dos bebês, movimentos bruscos podem causar desconforto e muitas vezes eles podem não chorar mas demonstram não estarem tão confortáveis com isso.
Por isso, preste atenção a ele e a sua linguagem corporal durante todo o banho, conheça seu bebê e saiba quando ele está precisando de ajuda.

 

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.