Aprenda a configurar o limite de transações via PIX para sua segurança

A modalidade PIX facilita as transações financeiras e permite pagamentos de contas

0

O PIX se tornou muito popular entre os brasileiros e cada vez mais surgem adeptos da modalidade de pagamento e transação financeira. Criada pelo Governo do Brasil em novembro de 2020, a ferramenta tem sido muito utilizada e, de acordo com o próprio órgão, no mês de março de 2022 o número de operações realizadas por PIX bateu o recorde de mais de 1,6 bilhão.

Segundo informado no portal de notícias G1, os dados do Banco Central apontaram que em maio de 2022 já existiam 128,7 milhões de usuários cadastrados no PIX. Entretanto, o número de chaves ativas é ainda maior, sendo de, aproximadamente, 454,5 milhões. O motivo é que uma única pessoa pode ter mais de uma chave ativa.

Importância de ajustar os limites de transações via PIX

A ferramenta não possui um limite definido de transações que podem ser feitas, sejam por pagamentos ou transferências. No entanto, as instituições bancárias costumam estabelecer um limite, em determinado horário do dia, a fim de evitar fraudes e garantir a segurança do usuário.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo C6 Bank/Ipec, foi possível observar que quase metade dos brasileiros não sabem ou não configurou os limites para o PIX. Além disso, dos 2 mil brasileiros entrevistados, 30% já sofreram tentativas de fraudes por PIX.

Desta forma, o head de cibersegurança do C6 Bank/Ipec, José Luiz Santana, no blog da instituição financeira da conta digital, informou o seguinte:

“O ideal é que as pessoas ajustem os limites diário e noturno de transações com Pix para o menor valor possível, de acordo com seus gastos diários. Assim elas ganham mais segurança no app e controle nos gastos, sem perder em praticidade no dia a dia”.

Configurando o limite de transações via PIX

Para saber como configurar o limite de transações via PIX, confira a seguir o passo a passo:

  • Realize o login no aplicativo do seu banco;
  • Selecione a opção “PIX”;
  • Clique em “Meus Limites”, então o aplicativo mostrará o seu atual limite diário;
  • Para alterar o limite, clique na opção “Gerenciar meus limites”;
  • Em seguida, clique em “Personalizar Limites PIX” ou “Alterar meus limites” (depende da instituição bancária como é definido a opção);
  • Altere para o valor que considera seguro;
  • Confirme a operação.

Algumas instituições, como o Banco do Brasil, se você precisar aumentar o limite de transação do PIX, será alertado que a confirmação do pedido deverá ser feita via Internet Banking ou no caixa eletrônico.

 

Leia também: 6 órgãos públicos com concursos abertos a partir desta segunda, 20 de junho

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.