PIX Saque: Saiba como sacar seu dinheiro sem o cartão do banco

Modalidade do PIX Saque é utilizado para sacar quantias e muitos cidadãos não sabem

0

O lançamento do PIX pelo Banco Central do Brasil (BCB) permitiu um sistema de pagamento instantâneo e se tornou popular entre os brasileiros. Atualmente o serviço é a principal forma de transação financeira. Entretanto, a modalidade do PIX Saque, que foi lançada em novembro de 2021, não teve muita adesão.

O que é o PIX Saque?

O PIX Saque é uma modalidade de transação financeira, permitindo que os estabelecimentos cadastrados funcionem como uma espécie de “caixa eletrônico”. Desta forma, o saque de valores em espécie se torna mais fácil.

Quem pode fazer uso do PIX Saque?

Qualquer usuário que tenha o serviço PIX habilitado (ou seja, tenha cadastrado uma chave), pode realizar saque de valor em espécie em qualquer ponto que ofereça o serviço como caixas eletrônicos, desde que as empresas responsáveis pelas máquinas tenham habilitado a função.

Para fazer o saque em espécie, basta que o usuário solicite a modalidade por meio do aplicativo do banco que tem conta. Então, ele deve ir até um caixa eletrônico habilitado, selecionar a opção correspondente e apontar a câmera do celular para o QR Code gerado na máquina.

Um fato importante é que, desta forma, não é usado o cartão e o equipamento não precisa ser do banco que o usuário tenha conta.

Limites do PIX Saque

O Banco Central definiu alguns limites para saque nesta modalidade de acordo com o horário:

  • Das 6h às 19h59: Saques de até R$ 500;
  • Das 20h às 5h59: Saques de até R$ 100.

A instituição também limitou a quantidade de até oito operações gratuitas por mês, para pessoas físicas.

Como encontrar os pontos habilitados para PIX Saque?

O BCB informou que a relação dos postos de atendimentos habilitados para o PIX Saque está disponível, no formato de Dados Abertos, pelas próprias instituições financeiras.

Os usuários interessados em fazer uso da modalidade de saque também podem consultar o Mapa do PIX Saque, que foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Pay Ventures.

O Mapa é uma ferramenta totalmente gratuita e faz atualizações automáticas de duas em duas horas. Basta acessar o site (indicado no link acima), indicar sua localização e o mapa mostrará os estabelecimentos disponíveis na sua proximidade.

 

Leia também: Salários nas regiões Sul e Sudeste recuaram 9% em um ano

5/5 - (2 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.