Aposentadoria INSS 2022: saiba tudo a respeito

Entenda as regras da aposentadoria INSS 2022

0

Cerca de 1,6 milhões de indivíduos aguardam na fila da aposentadoria INSS 2022. No mês de janeiro a média de espera pelo benefício foi de 94 dias. Em alguns estados a espera foi bem maior, como no Tocantins que o tempo foi de 155 dias. 

Para evitar problemas burocráticos que atrapalhem o acesso ao benefício, além do tempo de espera, é importante ficar atento às regras atualizadas. O prazo solicitado pela instituição é de 90 dias. 

Entretanto, cada vez que o INSS solicita um novo documento, o tempo é reiniciado. Além disso, alguns erros podem gerar diminuição do valor do benefício ou fazer com que ele não seja concedido.

Conheça as regras da aposentadoria INSS 2022

As regras do INSS já eram complicadas e após a Reforma da Previdência de 2019 as regras atualizadas ficaram um pouco mais complexas. Então, veja a seguir quais são as condições: 

  • Idade mínima – A idade mínima para mulheres inscritas no INSS até 13 de novembro de 2019, período da Reforma da Previdência, é de 61 anos e seis meses, mas a partir do ano que vem passa a ser de 62 anos.

Para os homens, a idade mínima segue sendo de 65 anos. Além disso, para ambos os sexos é necessário ter no mínimo 15 anos de contribuição para a previdência.

  • Idade mínima progressiva – Nessa modalidade, a idade mínima para mulheres se aposentarem passa a ser de 62 anos a partir de 2031 e para homens passa a ser de 65 anos a partir de 2027. Até esses prazos, a idade mínima aumentará gradativamente, seis meses a cada ano. A respeito do tempo mínimo de contribuição nessa modalidade, é de 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.
  • Regra dos Pontos – A pontuação do trabalhador é feita a partir da soma dos anos de idade e dos anos de contribuição, em que com cada ano equivale a um ponto. A quantidade mínima aumenta em um ponto a cada ano posterior à reforma. Em 2022, mulheres precisam ter no mínimo 89 pontos e homens precisam ter 99 pontos.

  • Pedágio de 50% – Aqueles que estão a dois anos de alcançar o tempo mínimo de contribuição (30 anos para mulheres e 35 anos para homens), pode optar por “pagar” uma espécie de pedágio de 50% do tempo que resta para conseguir ter acesso ao benefício com valor integral.

  • Pedágio de 100% – Nessa modalidade, mulheres a partir de 57 anos e homens a partir de 60 podem optar por pagar um pedágio de 100% do tempo que falta para o tempo mínimo de contribuição para ter acesso ao benefício com valor integral.

Por fim, caso prentenda dar entrada na aposentadoria INSS 2o22 certifique-se de que você se enquadra ao menos em uma das regras acima. Dessa forma, terá acesso ao benefício todos os meses.

Planejamento para a aposentadoria INSS 2022

Visto que há muitas regras e documentações envolvidas, é importante que os trabalhadores se planejem com antecedência. Além disso, enviar documentação incompleta pode fazer o processo perdurar mais do que o necessário.

É importante manter os seus dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais, para evitar os problemas. Em casos de dúvidas, não hesitem em procurar advogados ou previdenciários.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.