Ações de shoppings valem a pena?

Confira agora se vale a pena o investimento em ações de shoppings

0

Você acredita que as ações de shoppings valem a pena? Confira todas as informações mais relevantes aqui no Brasil 123. O setor de shoppings centers sofreu um déficit muito grande em função da pandemia da COVID-19 e permaneceu em baixa durante todo o período de fechamento do comércio. Entretanto, com a flexibilização do isolamento social e a volta da abertura do varejo em geral, surgiram os questionamentos se as ações de shoppings ainda valem a pena.

Desde a retomada da circulação de pessoas nas ruas, esses estabelecimentos passaram a agir estrategicamente na tentativa de atrair o seu público antigo para consumir, pois a sua queda foi de 36,9% ao ano e os seus horários ainda permaneceram bastante tempo com limite de entrada.

Confira se vale a pena investir em ações de shoppings

Segundo alguns especialistas, esse ramo ainda está sendo estudado e avaliado com cautela para afirmar 100% de seguridade. Na verdade, o que ocorre é que o aumento das taxas de juros se tornou um impeditivo para a recuperação efetiva das ações de shopping.

Entretanto, depois de muitas pesquisas e especulações, concluiu-se que, apesar da incerteza, os segmentos de alta renda ainda valem a pena e seguem representando seguridade. Isso acontece, principalmente, porque são estabelecimentos que atendem consumidores com maior poder aquisitivo, pois apenas estes continuam conseguindo manter o padrão de consumo.

Tentativas de recuperação

Desde o ano passado que o desespero para conseguir algum tipo de crescimento tem assolado os grandes empresários, ainda mais por conta da falta de perspectiva para o término efetivo da pandemia. Dessa maneira, algumas alternativas foram colocadas em prática e acabaram por promover um resultado relativamente significativo no período atual.

Com isso, os investimentos foram momentaneamente voltados para o setor alimentício, pois os estabelecimentos também são grandes centros de fast-foods e restaurantes. Isso ocorreu porque essas lojas foram as primeiras a retomarem a sua abertura a partir da flexibilização do isolamento, de onde também surgiu a dúvida para saber se as ações de shopping ainda valem a pena.

Cenário de inseguranças

Essas instituições empresariais evidenciaram sinais concretos de recuperação, pois já existe uma real circulação de pessoas e o aumento do número de vendas. Entretanto, os aluguéis voltaram com preços exorbitantes e que parecem desestimular os investidores.

Além disso, apesar da melhora da situação nas grandes cidades, os municípios do interior ainda estão sofrendo com a pandemia. Esse fato reforça a conclusão de que os segmentos de baixa renda ainda permanecem passíveis de gerar prejuízos financeiros.

Apesar da incerteza os segmentos de alta renda ainda valem a pena- Reprodução AdobeStock
Apesar da incerteza os segmentos de alta renda ainda valem a pena- Reprodução AdobeStock

Recomendações

Como dito anteriormente, os grandes estabelecimentos são os principais alvos de ações de shoppings que ainda valem a pena. Porém, é preciso ter cautela ao direcionar o seu dinheiro, pois os riscos podem acabar surgindo.

No entanto, continua possível concretizar um investimento no setor e ter lucratividade. Recomenda-se atualmente, então,  empreender nos papéis do Iguatemi (IGTA3) e do Aliansce Sonae (ALSO3), pois estes conseguiram um relativo índice de recuperação, apesar do declínio dos anos anteriores.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.