Abono Salarial é um dos serviços mais acessados do Governo Federal; veja detalhes

Relatório aponta os serviços mais procurados

0

O Relatório Mensal dos domínios gov.br, referente ao mês de maio, registrou que o saque do abono salarial foi o serviço mais buscado do Governo Federal na internet.

Em relação aos 5 aplicativos mais baixados, destaque também para dois apps ligados ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP): Carteira de Trabalho Digital e Meu INSS.

A saber, o relatório é divulgado mensalmente pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal (SECOM).

Abono Salarial é um dos serviços mais acessados do Governo Federal; veja detalhes
Foto: Reprodução

Abono Salarial

O Abono Salarial é um benefício anual no valor máximo de um salário-mínimo vigente na data do pagamento e está assegurado aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base e estejam cadastrados há pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Aplicativos

Já em relação aos aplicativos ligados ao MTP, os dois são direcionados a oferecer acesso fácil a informações e serviços previdenciários e trabalhistas.

A Carteira de Trabalho Digital tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

O download do aplicativo é gratuito nas lojas virtuais App Store e Play Store.

Com a Portaria n. 1.065, de 23 de setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico de papel, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico em papel para contratação em empresas que já utilizam o eSocial.

O ‘Meu INSS’ permite, por exemplo, que o cidadão solicite aposentadoria, calcule quanto tempo falta para aposentar, além de acesso a extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios e contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

E quem não tem tanta intimidade com tecnologia ainda pode contar com a ajuda da Helô (assistente virtual), que, ali dentro do app, explica o passo a passo para todos os serviços.

A saber, o portal e aplicativo, Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital são plataformas digitais desenvolvidas em parceria com a Dataprev, empresa parceria tecnológica do Governo Federal.

Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência

Confira ainda: Fila de espera do Auxílio Brasil passa de 2,5 milhões de famílias

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.