Carteira de trabalho digital? Veja como acessar o documento eletrônico

O documento digital é possível por meio do aplicativo do governo federal

0

Já ouviu falar na carteira de trabalho digital, mas não sabe como providenciar? Então chegou ao lugar certo, pois vamos te dar todas as dicas.

Para quem não está familiarizado, a carteira de trabalho digital passou a ser equivalente ao documento físico.

Dessa forma, de acordo com a Portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal em 2019, o trabalhador pode ser identificado no sistema apenas pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Com isso, a carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Carteira de trabalho digital

A versão eletrônica do documento reúne os contratos de trabalho antigos e os novos, bem como as suas respectivas anotações, além de trazer todo o histórico profissional atualizado.

Acessível pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a carteira de trabalho digital também pode ser baixada por meio do aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.

Passo a passo

Você vai precisar do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de login autenticado no Portal Único de Serviços do Governo Federal, o Gov.br.

  • Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure pelo nome ‘CTPS Digital’. Providencie a instalação do aplicativo;
  • Abra o aplicativo instalado e toque no botão “Entrar”. Em seguida, escolha “Crie sua conta”;
  • Escolha uma das opções para criar o seu registro no sistema Gov.br. Por exemplo, a opção “Número do CPF”;
  • Na página seguinte, informe o seu número do CPF e o seu nome completo. Marque a opção de estar de acordo com os termos de uso e também a opção “Não sou um robô”. Clique em “Avançar”;
  • Informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar a sua conta, como por exemplo, a opção “Celular”. Digite o seu número e selecione “Avançar”;
  • Aguarde até receber um SMS com o código para acesso.
  • Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”. Digite uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Pressione “Concluir”;
  • Agora, informe o seu CPF e escolha “Avançar”. Na página seguinte, digite a sua senha e pressione “Entrar”;
  • Autorize o aplicativo a usar seus dados pessoais. Pronto!

Jogo fora a carteira de trabalho física?

Não. A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia recomenda ao empregado que guarde a carteira física para manter em sua posse informações sobre empregos antigos.

Menos burocracia

Com esse formato, as empresas deverão fazer todas as admissões, demissões e anotações por meio do e-Social, reduzindo a burocracia e agilizando o processo.

Diferentemente da carteira física, a carteira de trabalho eletrônica não exige a numeração específica de oito dígitos, divididos entre número de identificação e de série.

Todas as informações podem ser inseridas digitando apenas o CPF do empregado, e em até 48 horas depois da inclusão no e-Social, as informações deverão aparecer na CTPS digital.

Confira ainda: Saque do FGTS: Primeiro lote já foi creditado no Caixa Tem; veja quem recebe

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.