Carteira de trabalho digital? Veja como acessar o documento eletrônico
O documento digital é possível por meio do aplicativo do governo federal
Já ouviu falar na carteira de trabalho digital, mas não sabe como providenciar? Então chegou ao lugar certo, pois vamos te dar todas as dicas.
Para quem não está familiarizado, a carteira de trabalho digital passou a ser equivalente ao documento físico.
Dessa forma, de acordo com a Portaria 1.065/2019, editada pelo Governo Federal em 2019, o trabalhador pode ser identificado no sistema apenas pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Com isso, a carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.
Carteira de trabalho digital
A versão eletrônica do documento reúne os contratos de trabalho antigos e os novos, bem como as suas respectivas anotações, além de trazer todo o histórico profissional atualizado.
Acessível pelo site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a carteira de trabalho digital também pode ser baixada por meio do aplicativo CTPS Digital, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
Passo a passo
Você vai precisar do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e de login autenticado no Portal Único de Serviços do Governo Federal, o Gov.br.
- Vá até a loja de aplicativos do seu celular e procure pelo nome ‘CTPS Digital’. Providencie a instalação do aplicativo;
- Abra o aplicativo instalado e toque no botão “Entrar”. Em seguida, escolha “Crie sua conta”;
- Escolha uma das opções para criar o seu registro no sistema Gov.br. Por exemplo, a opção “Número do CPF”;
- Na página seguinte, informe o seu número do CPF e o seu nome completo. Marque a opção de estar de acordo com os termos de uso e também a opção “Não sou um robô”. Clique em “Avançar”;
- Informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar a sua conta, como por exemplo, a opção “Celular”. Digite o seu número e selecione “Avançar”;
- Aguarde até receber um SMS com o código para acesso.
- Digite o código que recebeu e toque em “Avançar”. Digite uma senha que será configurada para acessar a plataforma. Pressione “Concluir”;
- Agora, informe o seu CPF e escolha “Avançar”. Na página seguinte, digite a sua senha e pressione “Entrar”;
- Autorize o aplicativo a usar seus dados pessoais. Pronto!
Jogo fora a carteira de trabalho física?
Não. A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia recomenda ao empregado que guarde a carteira física para manter em sua posse informações sobre empregos antigos.
Menos burocracia
Com esse formato, as empresas deverão fazer todas as admissões, demissões e anotações por meio do e-Social, reduzindo a burocracia e agilizando o processo.
Diferentemente da carteira física, a carteira de trabalho eletrônica não exige a numeração específica de oito dígitos, divididos entre número de identificação e de série.
Todas as informações podem ser inseridas digitando apenas o CPF do empregado, e em até 48 horas depois da inclusão no e-Social, as informações deverão aparecer na CTPS digital.
Confira ainda: Saque do FGTS: Primeiro lote já foi creditado no Caixa Tem; veja quem recebe