XP Investimentos lança carteira automatizada: confira!

0

Como forma de tornar o investimento mais acessível para todos os clientes, a XP Investimentos montou uma carteira automatizada. A nova funcionalidade comprará e venderá ações no mercado financeiro seguindo as recomendações dos especialistas da corretora. Tudo isso acontece sem que o cliente precise conhecer a empresa listada ou esteja dentro do aplicativo da instituição.

Contudo, é preciso lembrar que ela atua apenas com ações do mercado brasileiro. Dessa forma, é preciso que você tenha um perfil mais arrojado de investimentos, de forma a suportar as quedas momentâneas da bolsa de valores. A XP Investimentos também cobra taxas de corretagem.

Como funciona a carteira automatizada?

A funcionalidade de investir por carteiras vem ficando cada vez mais popular no Brasil. Recentemente, o Nubank anunciou uma nova rentabilidade em sua conta, que decorre da separação do dinheiro em diversas carteiras. Agora, a XP Investimentos automatiza a compra e a venda de ações pelo aplicativo do investidor.

Para isso, basta que o cliente contrate a carteira automatizada. Nela, é preciso selecionar a que mais se adequa ao seu perfil e objetivos financeiros, dado que a corretora afirma que existem diferentes carteira. Um dia antes de fazer a operação, a XP Investimentos envia um SMS ao investidor, de modo que ela possa fazer o depósito na plataforma. Quando a ação for comprada, o SMS também é enviado. Dessa forma, os ativos ficarão na sua carteira de investimentos, como se você mesmo tivesse comprado as ações listadas.

Vale lembrar que isso acontece apenas para ações. Isso quer dizer que os fundos de renda fixa e outros produtos não listados não entram nessa carteira. Além disso, se você quer investir em ETFs e BDRs, deverá fazer isso por conta própria também.

XP Investimento
Foto: Reprodução

Vale a pena usar essa função da XP Investimentos?

Se você se interessou pela funcionalidade, provavelmente está se perguntando onde está a pegadinha. Isso porque dificilmente as corretoras fazem novas funcionalidades sem cobrar taxas de serviço. E é exatamente isso que acontece nesse caso. Isso porque a carteira automatizada da XP Investimentos pode não valer a pena para você.

A primeira desvantagem é que ela cobra uma taxa de corretagem para fazer essas operações. Isso quer dizer que além do preço da ação e das taxas da própria bolsa, você ainda precisará arcar com o custo da própria XP Investimentos. No longo prazo, isso pode corroer os seus investimentos. Por isso, é preciso calcular se um fundo de investimentos sai mais em conta nesses casos.

Outro problema da carteira automatizada é que ela não possui fundos de renda fixa. Dessa forma, se você quiser ter retornos menores, mas mais seguros, isso pode ser um problema para a sua carteira de investimentos. Apesar disso, vale lembrar que a própria XP Investimentos possui diversos fundos de renda fixa que permitem que você tenha uma diversificação ainda maior dos seus investimentos. A funcionalidade não está disponível em outras corretoras do grupo, como a Rico.

Além disso, você pode encontrar carteiras recomendadas em muitas outras corretoras, de forma gratuita. A única desvantagem é que você mesmo precisará comprar as ações, porém com os códigos em mãos, isso não deve durar mais de 20 minutos do seu dia.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.