Veja o que levar no dia da prova do ENEM

0

Você não sabe o que levar no dia da prova do ENEM e, por isso, tem medo de esquecer algo? Acredite: essa preocupação é mais comum do que parece. Porém, para te ajudar a se organizar e evitar imprevistos durante o exame, fizemos uma lista com o que levar no dia da prova do ENEM e, também, o que não levar. Confira!

Itens proibidos: o que não levar no dia da prova do ENEM

Antes de mais nada, saiba que existem alguns itens que podem causar sua eliminação no ENEM. Os primeiros dessa lista são eletrônicos, como:

  • celular, independentemente de ter ou não acesso à Internet;
  • pen drives e agendas eletrônicas;
  • tablets, iPads e notebooks;
  • alarmes ou chaves com alarmes;
  • aparelhos de música, como iPods e mP3;
  • fones de ouvidos, gravadores e itens semelhantes.

Além desses itens, há outros que também fazem parte da lista do que não levar no dia da prova do ENEM. Entre eles estão canetas coloridas, chapéus, bonés, lápis, borracha, corretivo, régua, relógio e diversos outros materiais.

Sendo assim, caso você leve qualquer uma dessas coisas, será preciso guardar em um envelope que será fornecido pelos aplicadores na sala. Em seguida, lacre o envelope, identifique-o e mantenha guardado até sair do local de prova.

O que levar no dia da prova do ENEM

Agora, vamos à lista do que levar para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste caso, alguns itens são obrigatórios. Outros, por sua vez, são apenas recomendados. Então, já separe-os e deixe na bolsa para não se atrasar no dia da prova.

Documentos

É preciso apresentar seu documento de identidade oficial com foto para fazer a prova do ENEM. Aliás, vale lembrar que não pode ser uma cópia: precisa ser a versão original. Portanto, já separe seu RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Inclusive, no caso desse último documento, é necessário que tenha data de emissão após 27 de janeiro de 1997.

Um documento que não é obrigatório, mas que recomendamos que você leve, é o seu cartão de confirmação do ENEM. Ele traz informações sobre seu local de prova, o que pode ser útil caso você não conheça bem o local e não tenha tido tempo de conferi-lo com antecedência.

Materiais

A caneta esferográfica feita de material transparente e com tinta preta é o único material que você vai usar no ENEM. Desta maneira, é um material obrigatório. No entanto, mesmo que só precise de uma, recomendamos que leve unidades extras.

Equipamentos de proteção

A máscara é um item obrigatório para levar no dia da prova do ENEM. Por outro lado, não é necessário levar álcool em gel, mas, para a sua comodidade, vale a pena tê-lo na bolsa. Além disso, leve pelo menos uma máscara reserva para trocar quando necessário.

Lanche e água

Por fim, embora não seja obrigatório levar comidas e água, é interessante ter algum alimento leve por perto, uma vez que a prova é longa e você pode sentir fome ou cansaço. Quanto à água, além de facilitar e otimizar seu tempo de prova, levar uma garrafa é a solução mais higiênica, principalmente para respeitar as medidas de segurança contra covid-19.

Agora que você já sabe o que levar no dia da prova do ENEM, não deixe de conferir o que pode fazer na reta final do exame.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.