Medidas de segurança no ENEM: saiba quais são

0

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio está chegando e, por conta da pandemia, os estudantes precisarão seguir algumas medidas de segurança no ENEM. Então, é importante que você saiba quais são elas, afinal, não cumpri-las pode comprometer sua saúde. Aliás, algumas dessas regras podem até mesmo fazer com que você perca sua chance na prova. Por isso, confira quais são as medidas de segurança do ENEM 2021 e se prepare desde já.

Quais serão as medidas de segurança contra covid-19 no ENEM 2021?

Assim como no ano passado, a primeira regra para fazer o ENEM 2021 é utilizar máscara facial no local de prova. Porém, não basta apenas chegar à escola onde você vai fazer o exame usando esse equipamento de proteção. Na verdade, o uso é obrigatório durante todo o tempo de aplicação da prova.

Portanto, certifique-se de comprar uma máscara confortável. Além disso, é importante levar unidades extras para trocar, uma vez que você passará longas horas no local. Lembre-se também de usá-la corretamente, sempre cobrindo a boca e o nariz.

O distanciamento social também é uma das medidas de segurança no ENEM 2021. As salas já estarão organizadas desta maneira, logo, não cause tumulto, tampouco tente mudar de lugar durante a prova.

Embora os locais de prova estejam equipados com álcool em gel, também é interessante que você leve o seu. Desta forma, se precisar ir ao banheiro, trocar a máscara, tirá-la para comer ou para passar pela identificação, você poderá higienizar suas mãos.

Estudantes que estiverem com sintomas de covid-19 ou de outras doenças contagiosas não deverão comparecer ao local de prova, independentemente de fazerem o ENEM comum ou digital. Entretanto, é preciso solicitar a reaplicação para fazer o exame em outro dia.

Quais os riscos de não seguir as medidas de segurança do ENEM?

Sem dúvidas, o maior risco ao não seguir qualquer uma das recomendações é prejudicar a sua própria saúde e a de outras pessoas. No entanto, descumprir as regras também pode resultar na sua eliminação no exame.

Sendo assim, não fique sem máscara no local de prova, exceto se você fizer parte do grupo que está isento deste equipamento. Ou seja, se você apresentar qualquer deficiência que impeça o uso correto da máscara, não será preciso usá-la. Mas, no caso de todos os outros estudantes, o uso é obrigatório.

Mesmo em um momento de avanço da vacina e redução dos casos, é importante seguir essas medidas. Assim, a organização do ENEM e os funcionários envolvidos também farão sua parte nas medidas de segurança, uma vez que elas respeitam os protocolos da OMS. Logo, saiba que os procedimentos de identificação, biometria e revista dos lanches vão ocorrer de forma segura. Não é preciso se preocupar!

5/5 - (1 vote)

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.