Veja como prevenir câimbras

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A maioria das pessoas já teve um episódio de dor intensa na panturrilha – a tal câimbra – bem no meio da madrugada. Aquela dor súbita bem na hora em que você vai se virar na cama! E como dói. Mas, afinal, o que seria a câimbra? Por que ela acontece e o que fazer para evitar?

A princípio, as câimbras são contrações musculares episódicas, dolorosas, sustentadas e involuntárias dos músculos da panturrilha, coxa ou dos pés. Nesse sentido, são mais prevalentes entre as mulheres (mais comumente com o avanço da idade) e entre as pessoas com comorbidades, especialmente aquelas com doenças neurológicas e cardiovasculares.

Causas das câimbras

  • Primeiramente, desequilíbrio eletrolítico (sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros);
  • Uso de medicamentos diuréticos, esteróides, morfina e lítio;
  • Movimentos repetitivos durante o esporte – inatividade física que contribuem para amplitude articular e alongamentos inadequados que levam à redução do comprimento dos músculos e tendões.

Outras causas de câimbras pode ser diabetes, anemia, insuficiência renal, doenças de tireoide, degeneração neurológica, desequilíbrios hormonais. A exemplo, gestantes podem ter episódios frequentes de câimbras.

Tratamento

  • Alimentação e suplementos podem ser indicados;
  • Alongamento noturno antes de dormir (3 séries de 10 segundos) dos músculos da panturrilha e dos isquiotibiais reduz a frequência e a gravidade das cãibras noturnas nas pernas em adultos mais velhos.

Em síntese, ara tratar e amenizar as dores quando a câimbra vier, capriche nos alongamentos e massageie o local com movimentos circulares. Isso é essencial para relaxar o músculo e em consequência o alívio da dor. Nesse sentido, aplique compressa quente no local. Afinal, o aumento da temperatura favorece o relaxamento.

Dicas para prevenir câimbras

  • A PRINCÍPIO, BEBA ÁGUA: cerca de 55-60% do nosso corpo é composto de água;
  • REDUZA: consumo de café e álcool, eles tem efeito diurético muito forte;
  • ALIMENTAÇÃO BALANCEADA: coloque em sua dieta produtos que contenham magnésio como vegetais de folhas verdes escuras, nozes e sementes
  • Durma com ROUPAS SOLTAS que não interfiram na circulação sanguínea;
  • ALONGUE-SE: pessoas sedentárias costumam sentir mais câimbras, do que aquelas que praticam atividade física;
  • COMPRESSA QUENTE: a compressa ajudará a relaxar a musculatura.

Em resumo, para prevenir, você precisa ter uma boa hidratação, beba bastante água principalmente se for praticar exercícios físicos, faça alongamentos diariamente, tenha uma alimentação saudável, inclua frutas e verduras.

Por fim, veja também: O que é câimbra e as principais causas da dor. 

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