Muitos brasileiros sofrem com o nome sujo e o CPF negativado. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e InadimplĂȘncia do Consumidor (Peic), 77,7% das famĂlias do paĂs estavam endividadas em abril.
JĂĄ taxa de inadimplĂȘncia atingiu 28,6% dos brasileiros no mĂȘs passado. Ambos os resultados sĂŁo recordes da sĂ©rie histĂłrica da Confederação Nacional do ComĂ©rcio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Esses dados mostram que a situação atual da população brasileira não estå fåcil. Por isso, muita gente vem sofrendo com o nome sujo e restrição de crédito.
Em resumo, as pessoas que possuem dĂvidas em aberto podem ter o nome restrito nos ĂłrgĂŁos de proteção ao crĂ©dito. Assim, ficam impossibilitadas de realizar diversas operaçÔes financeiras, como solicitar emprĂ©stimo ou contratar financiamentos, por exemplo.
Saiba se o seu nome estĂĄ sujo
Em primeiro lugar, as pessoas precisam conferir se estão ou não com o nome sujo. Para isso, basta acessarem os sites ou aplicativos dos órgãos de proteção ao crédito. A saber, as consultas podem ser feitas da seguinte forma:
Serasa
- Pelo site do Serasa;
- Pelo aplicativo, disponĂvel para Android e iOS;
- Por telefone (0800 591 1222).
SPC Brasil
- Pelo site do SPC Brasil;
- Pelo aplicativo, disponĂvel para Android e iOS.
Boa Vista SCPC
- Pelo site do Boa Vista SCPC;
- Pelo aplicativo, disponĂvel para Android e iOS.
Limpe seu nome regularize o CPF
Ao verificar se o nome estĂĄ sujo, a pessoa poderĂĄ regularizar o CPF de maneira simples. No entanto, Ă© importante que o consumidor confira se a dĂvida Ă© realmente devida. Em outras palavras, o cidadĂŁo deve checar se fez algum negĂłcio com a empresa que negativou o seu nome ou pagamento. AlĂ©m disso, precisa confirmar se fez ou nĂŁo fez o pagamento em questĂŁo.
Caso a dĂvida seja indevida, ou seja, a pessoa nĂŁo a tenha contraĂdo, Ă© possĂvel que criminosos tenham utilizado os dados da vĂtima. Por isso, a pessoa precisa entrar em contato com a empresa que negativou o seu nome e explicar a situação, solicitando a retirada do nome do cadastro de restrição de crĂ©dito.
Contudo, se a dĂvida for mesmo da pessoa e ela reconhecer que nĂŁo fez o pagamento, ela precisarĂĄ negociĂĄ-la. A saber, havendo parcelamento da dĂvida, a empresa deverĂĄ excluir o nome do cadastro de inadimplentes logo apĂłs o pagamento da primeira parcela.
VocĂȘ sabia que dĂvidas prescrevem?
As pessoas que possuem dĂvidas ativas e, por isso, estĂŁo com o nome sujo, possuem outra opção que nĂŁo seja o pagamento do dĂ©bito. Para conseguir a exclusĂŁo do nome do cadastro de restrição ao crĂ©dito, elas sĂł precisam esperar alguns anos.
Em sĂntese, as dĂvidas tĂȘm um tempo para prescreverem. Dessa forma, ao encerrar o prazo, as empresas nĂŁo podem mais cobrar a dĂvida. Veja os prazos de prescrição de acordo com as dĂvidas:
- 3 anos: aluguéis de imóveis, letras de cùmbio, notas promissórias, entre outros;
- 5 anos: contas de ĂĄgua, luz e telefone, cartĂŁo de crĂ©dito, Imposto de Renda, IPTU, IPVA, multas de trĂąnsito, mensalidade escolar, plano de saĂșde e consĂłrcio, boletos de condomĂnio, entre outros.
Por fim, vale destacar que a pessoa poderĂĄ solicitar a exclusĂŁo do nome do cadastro de restrição de crĂ©dito apĂłs a prescrição da dĂvida. Embora a dĂvida nĂŁo possa mais ser cobrada, ela ainda pode ser inscrita nos cartĂłrios de protesto. AliĂĄs, as dĂvidas com ĂłrgĂŁos pĂșblicos ou governo tambĂ©m podem ser inscritas na dĂvida ativa do municĂpio, estado ou UniĂŁo.
Leia Também: Empréstimo: saiba quando solicitar e fuja dos riscos da modalidade