Veja como lidar com o impulso por compras e gastar menos

Você compra tudo o que vê e não consegue se controlar? Confira dicas para te ajudar nisso

0

As compras realizadas por impulso normalmente acarretam problemas no orçamento doméstico. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar como lidar com o impulso por compras e gastar menos.

O que é comprar por impulso?

São as compras realizadas sem serem planejadas antecipadamente, por motivações momentâneas e sem nenhuma necessidade. Assim, qualquer motivo é justificativa para comprar por impulso: sentimentos como felicidade ou estresse, estar na moda, a fulana da novela ter e você querer ter também, o preço estar em liquidação…

Eventualmente, são compras que são realizadas somente pensando na satisfação a curto prazo.

Como lidar com o impulso por compras e gastar menos?

compras por impulso, como lidar para gastar menos - reprodução unsplash
compras por impulso, como lidar para gastar menos – reprodução unsplash

Existem algumas atitudes que vamos indicar na sequência que podem contribuir com a redução do impulso pelas compras e, consequentemente, farão com que você gaste menos.

Tenha um orçamento financeiro mensal

Se você tem um orçamento financeiro mensal, é possível que naquele momento de impulso por compras você constate se realmente é necessário, e se não vai impactar diretamente no seu orçamento.

Ao realizar o orçamento financeiro, sabendo do seu impulso por compras, procure não deixar espaço para despesas geradas por impulso.

Procure utilizar a regra da espera

A regra da espera funciona da seguinte maneira: quando surgir o impulso pelas compras, procure estabelecer um prazo para perceber se realmente precisa realizar a compra. Pode ser uma semana, quinze dias, um mês.

Se quando terminar o período de espera continuar a sua vontade de compra, você pode avaliar o seu orçamento e considerar a compra do produto.

Não use a depressão como motivo de compra

Se você estiver em baixa, com depressão, não compre nada. Normalmente o que você comprar não irá usar. Pois isso é só para satisfazer a sua condição momentânea, um conforto que dura somente para hoje, amanhã não serve mais.

Não vá às compras acompanhada por pessoas que gostam de comprar

Vá a outros lugares com pessoas que gostam de comprar, pois normalmente com elas ocorre o poder de convencimento de que aquele produto é feito para você. Procure sair com pessoas que possuam controle financeiro, ou pelo menos não interfiram no seu processo de compra.

Procure utilizar um aplicativo de gerenciamento financeiro

Se você gosta da tecnologia, e ter sempre à mão o seu orçamento financeiro, procure instalar no seu smartphone um aplicativo de gerenciamento financeiro. Assim, não haverá desculpa de ter deixado em casa as anotações para ver se é possível comprar ou não.

É uma maneira de controlar os gastos em qualquer lugar que você estiver.

Procure sair de casa sem o cartão de crédito

Se o seu impulso por compras está muito acentuado, deixe o seu cartão de crédito em casa, ao sair.

Tenha a determinação de só sair de casa com os cartões quando você vai realmente fazer compras necessárias. Além disso, evite o uso do aplicativo bancário do smartphone sem necessidade.

Hoje está muito fácil ter em mãos condições que favoreçam as compras por impulso. Portanto, o melhor mesmo é se conscientizar de que as compras só deverão ser feitas com a devida necessidade.

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.