Veja como introduzir um animalzinho novo para o seu pet

Fazer a apresentação de dois pets pode ser mais fácil que você pensa!

0

Ter um animal de estimação é muito bom, tão bom que é comum querer aumentar sua família de quatro patas. Entretanto, introduzir um animalzinho novo para seu pet pode ser um desafio.

A adição de um novo animal é uma mudança grande na rotina e na dinâmica da casa, o que, por si só, já é algo estressante para seu bichinho. Além disso, o território dele não será mais só dele. Dessa forma, introduzir um animalzinho novo requer cuidado para que o processo seja um sucesso.

Espirro reverso em cachorros: o que é e como tratar

Para saber dicas de como introduzir um animalzinho novo para seu pet, continue lendo esse artigo.

Vá com calma

A vontade que temos é de já colocar nossos dois bichinhos juntos e ver eles se tornando grandes amigos. Entretanto, introduzir um animalzinho novo para seu pet sem nenhuma preparação antes pode causar muitas brigas. Além disso, pode prejudicar a relação dos dois de forma definitiva, fazendo com que eles nunca se deem bem.

Dessa forma, o ideal é que a apresentação ocorra aos poucos, respeitando o tempo dos dois animais. Se você ver que um está muito agressivo ou o outro com muito medo, é melhor retroceder alguns passos. Consertar os danos de uma introdução mal feita é muito mais trabalhoso do que ir com calma.

Tenha um espaço separado

Dessa forma, para introduzir um animalzinho novo com calma, é preciso ter, inicialmente, um espaço separado. No começo, cada um dos dois bichinhos devem ter lugares diferentes para dormir, comer e brincar. Lembrando que os espaços devem impedir que um chegue perto do outro. Isso permitirá que o processo ocorra devagar e com menos estresse.

Todavia, não basta só ter um espaço separado. Esses dois espaços devem impedir o contato visual entre os dois animais. Isso porque a visualização de outro bicho é suficiente para que o sentimento de ameaça ou de medo surja no seu pet.

Cuidados essenciais com cães: você não pode deixar de fazer isso

Compartilhe brinquedos e outros itens

Um passo importante para introduzir um animalzinho novo é deixar que um animal sinta o cheiro do outro antes da apresentação oficial. O cheiro de um bicho é o principal meio que um usa para reconhecer o outro. Assim, se eles forem familiarizados com o cheiro antes de ver o novo irmão de quatro patas, a hora do primeiro encontro será mais tranquila.

Para isso, basta trocar a cama, os cobertores e os brinquedos entre os dois bichos, depois deles terem sido usados por uma semana mais ou menos.

Entretanto, é preciso garantir que nenhum dos dois está infectado com uma doença contagiosa que pode ser transmitida por meio desses itens.

Quebre as barreiras aos poucos

A última dica é você aumentar a interação entre os dois aos poucos. Coloque os dois para comer juntos, cada um de um lado da porta. Isso criará uma associação positiva com o cheiro um do outro. Você pode, também, passar um brinquedo por uma fresta, para que eles comecem a interagir de forma saudável.

Todavia, é preciso ter em mente que o processo de introduzir um animalzinho novo para o seu pet não é linear. Ele pode ter retrocessos, ou andar mais rápido em algumas etapas. O mais importante é seguir de acordo com o tempo dos dois animais.

Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.