Veja como cantar pode fazer bem à saúde mental!

Já diria Carmem Miranda "quem canta seus males espanta"!

0

As pessoas cantam quando estão tristes, felizes, com fome, magoadas, comemorando… Elas cantam para tudo! A música é uma constante na vida de todo mundo, variando apenas o estilo e gosto musical d cada um. E cantar pode fazer bem à saúde mental, você sabia?

Ou seja, é possível unir aquilo que você já faz, até sem perceber, no seu dia a dia, aos cuidados que você tem com você mesmo e com sua saúde mental. Veja porque e saiba como cantar pode fazer bem à saúde mental, lendo o artigo abaixo!

Saúde mental: o que é e como cuidar da sua

Cantar pode ajudar o sono?

Ao exercitar o canto, dependendo dos movimentos feitos para cantar, eles atingem a garganta e o palato. E ao movimentá-los, o ronco diminui bastante, o que gera efeitos positivos especialmente em quem tem apneia do sono e não consegue dormir bem.

Dessa forma, é possível sentir menos insônia, estresse e ansiedade durante o dia, já que o corpo descansado permite um maior relaxamento. Dessa forma, cantar pode fazer bem à saúde mental e também ajudar pessoas que sofrem com problemas para dormir.

Saiba como o canto pode ajudar a depressão

É comprovado que cantar faz com que o corpo libere endorfina. A endorfina é um hormônio que o corpo produz em situações de prazer e que provoca a sensação de bem-estar. Não á toa, ela é considerada o hormônio da felicidade.

É por isso que cantar é tão divertido e tão gotoso!

Dessa forma, cantar pode fazer bem à saúde mental e ajudar pessoas com depressão, uma vez que deixa as pessoas mais felizes e por mais tempo. Mesmo que não seja o principal para o tratamento de um problema psicológico, pode ser um auxiliar na sua recuperação.

Decoração e saúde mental: o que uma tem a ver com a outra

Praticar o canto faz com que o cérebro trabalhe melhor

Cantar melhor sua capacidade cognitiva e sua função neural, fazendo com que você consiga ter mais atenção e também um raciocínio mais claro. Dessa forma, cantar pode fazer bem à saúde mental porque faz com que você consiga se recuperar mais rápido das situações.

Cantar pode melhorar os momentos ruins

Quando uma pessoa está magoada com alguém, ou chateada com alguma coisa, ela canta e, através da música, consegue desabafar. Por isso cantar faz bem durante os momentos ruins. Além disso, focar em uma música e cantá-la faz com que os seus pensamentos estejam no momento presente, sendo uma ótima distração para esquecer os problemas.

Ao cantar, você se acalma

Durante o canto, você respira mais devagar e respira melhor, permitindo uma maior oxigenação do seu cérebro. Dessa forma, durante crises de ansiedade, por exemplo, cantar pode gerar mais foco e relaxamento, permitindo que você se recupere mais rápido. E em situações estressantes, cantar pode fazer bem à saúde mental, fazendo você esquecer os problemas, relaxar e curtir a endorfina liberada no seu corpo.

Saúde mental no trabalho: pessoas bem cuidadas produzem mais e melhor

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.