Decoração e saúde mental: o que uma tem a ver com a outra

Veja como compor uma decoração que faça bem à sua saúde mental!

0

O ambiente à nossa volta influencia bastante nas nossas emoções e, consequentemente na nossa saúde mental. Isso porque, se estímulos externos são interpretados pelo cérebro constantemente de maneira ruim, um doença pode ser desencadeada, como depressão ou transtornos de ansiedade. Dessa forma, a decoração tem tudo a ver a saúde mental. Por isso, veja como aplicá-la da melhor forma na sua casa, para que ela contribua com uma saúde mental positiva

Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária

As cores

As cores influenciam os nossos sentidos, cada uma de uma maneira diferente. Aquelas que são quentes, como o vermelho, amarelo ou laranja, por exemplo, estimulam a energia, causando o despertar e a descontração. Dessa forma, utilizar essas cores no quarto não é uma boa ideia.

Isso porque elas atrapalham o sono, causando dificuldade para dormir e agitação. Portanto, utilize essas cores em ambientes sociais, como a cozinha e a sala. Outra opção é utilizá-las no escritório, onde você precisa de estímulo para realizar as atividades.

Já as cores frias acalmam, trazendo paz e tranquilidade. Ou seja, elas são ideias para ambientes de relaxamento, como o quarto. Utilizá-las estimula o sono tranquilo.

Itens

Utilize menos itens na decoração, deixe-a mais sutil. Quando você coloca muitas coisas num mesmo lugar, o cérebro recebe muitas informações ao mesmo tempo. Ou seja, ele fica agitado e sob estresse. Por isso, reduza o número de itens e mantenha a decoração mais discreta.

Além disso, mantenha as suas coisas organizadas. Quem vive na desordem e na bagunça, não encontra as coisas quando precisa, e acaba ficando ainda mais ansioso. Olhar para um lugar arrumado, por si só, já traz a sensação de paz e ordem.

Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento

O estilo

Componha o estilo da sua decoração de maneira que ela seja suave e agradável aos olhos. Utilize cores claras e neutras o máximo possível, dando apenas toques de cor em alguns pontos do ambiente. Será mais fácil passar um tempo de qualidade num local que estimula a sua calma.

Plantas

A natureza é frequentemente vista como ponto de paz. Visitar lugares que são rodeados por ela diminui a ansiedade, controla a depressão, desanuvia a mente e alivia o estresse. Dessa forma, é uma ótima ideia tê-la por perto. Por isso, abuse o quanto puder de plantas na sua casa!

As plantas, além de serem ótimos itens de decoração, e combinarem com todo e qualquer estilo, trazem benefício à saúde mental. E, ainda, trazem benefícios à saúde física, uma vez que elas ajudam na purificação e umidificação natural do ar.

Ou seja, não há contra indicação para o uso de plantas em casa! Coloque plantas que não gostam de sol e amam umidade no banheiro, faça jardins verticais nas salas ou varandas, pendure samambaias nos corredores. Coloque uma plantinha decorativa no escritório, ou na janela do seu quarto. Na cozinha, elas ficam ótimas para decorar as ilhas. Enfim, elas ficam bem em qualquer cômodo da casa!

Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.