Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor

Veja algumas causas da insônia e possíveis soluções!

0

Primeiramente, insônia é um problema muito comum, enfrentado por muitas pessoas diariamente. A sua causa é bastante variada, e o estilo de vida influencia bastante nela. Por isso, para ver algumas das principais causas da insônia, com sugestões sobre como resolvê-las, continue lendo essa matéria!

Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária

Estresse

O estresse acumulado durante o dia influencia na qualidade do seu sono, causando insônia durante a noite. Quando o corpo está muito tenso, não consegue relaxar para começar o processo necessário ao sono. O estresse aumenta, por exemplo, o nível de cortisol no sangue, o que impede a produção da melatonina.

A melatonina é o hormônio do sono. É ela quem, dentre muitas outras funções, prepara o corpo para o relaxamento profundo, acalmando os batimentos cardíacos e controlando o nosso ciclo biológico.

Existem diversas formas de acalmar o estresse para dormir melhor. Uma delas é a prática da meditação, que pode ser feita em casa e de forma totalmente gratuita. Outra sugestão é ir ao médico, para que ele receite pílulas com componentes que estimulem a produção da melatonina.

Ansiedade

A ansiedade causa não só a agitação da mente, como também a tensão do corpo. Esses dois fatores contribuem negativamente para a obtenção de um sono de qualidade, aumentando a insônia. A ansiedade pode ser tratada de forma natural, com a execução diária de atividades físicas.

Outra forma de tratá-la é com chás calmantes, fazendo o seu uso regular. Contudo, se a ansiedade for muita e estiver prejudicando muito o seu sono e suas atividades diárias, o correto é visitar um médico. Isso porque ele poderá avaliar o seu caso e, se for necessário, prescrever ansiolíticos.

O que é a ansiedade, quais os seus sintomas e como tratar

Privação voluntária de sono

Falar em privação voluntária do sono, é o mesmo que dizer que você pode estar escolhendo não dormir. Contudo, não é bem esse o caso. A privação do sono feita por vontade própria pode ser ocasionada por falta de tempo para dormir.

Isso acontece, por exemplo, com quem trabalha durante o dia, estuda a noite e ainda perde muito tempo no trânsito. A rotina diária impede que mais horas de sono possam ser aproveitadas e, mesmo dormindo bem, você dorme pouco e não descansa o suficiente.

Infelizmente, não há uma sugestão bem definida para melhorar a qualidade do sono, nestes casos. Tente cochilar no seu horário de almoço, se puder. E, a noite, quando chegar em casa, passe menos tempo com atividades como TV e celular, e mais tempo colocando o sono em dia!

Depressão

Primeiramente, a depressão interfere bastante na qualidade do sono, causando muita insônia em algumas pessoas. Outras dormem demais. Contudo, o foco aqui são aquelas pessoas que, por causa desse distúrbio e das angústias causadas por ele, não conseguem dormir bem.

Quem deve diagnosticar a depressão é o médico, que vai te prescrever os remédios certos para fazer o seu tratamento. Não tente tratar dela sozinho em casa!

Alterações hormonais

Muitos distúrbios hormonais causam insônia, uma vez que esses hormônios regulam todas as funcionalidades do corpo. Nesse caso, apenas exames detalhados provam que a causa da sua insônia são os distúrbios hormonais. Os tratamentos, como você já sabe, devem ser prescritos por um médico.

Depressão: veja aqui o que é, quais são os seus sintomas e tratamento

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.