Vale Gás libera 10 saques em junho; veja quem tem direito

Confira as informações sobre o repasse do benefício

2

Como veiculado aqui no Brasil 123, o pagamento do Auxílio Brasil teve início nesta sexta-feira (17) para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) final 1. E junto com ele, neste mês retorna o pagamento do Vale Gás.

A saber, este é um benefício instituído pelo governo federal, que repassa um valor para ajudar as famílias em vulnerabilidade social com a compra do gás de cozinha.

Neste mês, são 5,68 milhões de famílias contempladas com o Vale Gás.

“A cada mês, o Governo Federal reforça o compromisso com as pessoas mais vulneráveis do país e os números mostram que trabalhamos incansavelmente para melhorar a qualidade de vida desses cidadãos”, destaca o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

Vale Gás libera 10 saques em junho; veja quem tem direito
Vale Gás – Foto: Myke Sena

Vale Gás

Para quem não está familiarizado, este benefício foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro de 2021 para ajudar as famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de 13 kg.

O pagamento ocorre a cada 2 meses e o valor corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Neste ano, os pagamentos são feitos nos meses pares, nas mesmas datas do calendário do Auxílio Brasil.

Quem tem direito?

São elegíveis ao Vale Gás:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • A lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.

Qual o valor a cada rodada?

Como mencionado, os beneficiários recebem, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg.

Para averiguação do valor do benefício, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publica em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

Em junho, o repasse fica em R$ 53.

Calendário do Vale Gás

Acompanhe o cronograma de pagamentos do Vale Gás para o mês de junho, de acordo com o número final do NIS:

  • NIS de final 1 – 17 de junho;
  • NIS de final 2 – 20 de junho;
  • NIS de final 3 – 21 de junho;
  • NIS de final 4 – 22 de junho;
  • NIS de final 5 – 23 de junho;
  • NIS de final 6 – 24 de junho;
  • NIS de final 7 – 27 de junho;
  • NIS de final 8 – 28 de junho;
  • NIS de final 9 – 29 de junho;
  • NIS de final 0 – 30 de junho.

Leia ainda: Kit Antena para inscritos do Cadastro Único; saiba como funciona

5/5 - (2 votes)
2 Comentários
  1. Mauricelia Diz

    Mais aqui na minha cidade um botija já está custando 150 reais,e porque não aumentar sou mãe solo e tá muinto difícil de manter meus filhos,e ainda por cima a caixa econômica que devia pagar o FGTS, PIS e outros dinheros do meu falecido marido,fica só enrolando e não responde a intimação do juiz,sinto em dizer mais esse Brasil ao qual vivemos tá uma besta.
    Tudo sobe menos o bolsa família,e o salário de quem sustenta esse país nas costa.

  2. Sabrina Diz

    E uma vergonha de 110 abaixa pra 53 reais invés de aumentar porque o gás está caro abaixo quem dera se o gás fosse 53 reais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.