Vale Gás: Benefício chega com AUMENTO em junho; veja detalhes

Tanto o número de beneficiários do Vale Gás como o valor do repasse chegam com aumento neste mês

0

O Vale Gás nacional, também conhecido por Auxílio Gás, chega em junho com um aumento no seu quadro de beneficiários em relação ao mês de abril.

A saber, para este mês são 5,68 milhões de famílias contempladas, e em comparação, foram 5,39 milhões em abril.

Lembrando que em maio não tivemos repasses do Vale Gás, pois este benefício é pago a cada 2 meses.

De acordo com o Ministério da Cidadania, os novos brasileiros inseridos no recebimento do benefício são aqueles que atendem a todos os requisitos do programa.

No entanto, mesmo com essa ampliação, o número ainda está bem distante do total de beneficiados com o Auxílio Brasil, que chega a 18,15 milhões de pessoas em junho.

De acordo com o governo, isso acontece por não haver orçamento suficiente para incorporar todos os que estão no Auxílio Brasil para ter o recebimento do Vale Gás. No entanto, existe uma projeção de que isso aconteça até setembro de 2023.

Vale Gás: Benefício chega com AUMENTO em junho; veja detalhes
Foto: Reprodução

Aumento no valor do Vale Gás

Além do discreto aumento no número de beneficiários do Vale Gás, em junho o valor é também levemente maior do que aquele aplicado em abril.

Neste mês, o crédito é de R$ 53, contra R$ 51 para o mês de abril.

Isso ocorre porque o valor final a ser creditado é determinado pela média do preço nacional do gás de cozinha.

A saber, a Agência Natural do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publica em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

Desse modo, o repasse fica em 50% desse valor médio. Portanto, um aumento no crédito do Vale Gás indica que o item tem sofrido aumento pelo país, e consequentemente, será maior também o valor que o brasileiro vai precisar desembolsar para completar o total que permita a compra do gás de cozinha.

Calendário é o mesmo do Auxílio Brasil

É importante destacar que o Vale Gás segue o mesmo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil.

Desse modo, a Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (17), o pagamento da nova rodada do Auxílio Brasil e junto é aplicado também o crédito daqueles que têm direito ao Vale Gás.

A saber, nesta data são contemplados os beneficiários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.

Quem tem direito ao Vale Gás?

Vale mencionar que só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único e que tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Um outro critério é que a renda mensal per capita deve ser menor ou igual a meio salário mínimo.

Por fim, saiba que a lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência para receber o Vale Gás, assim como vítimas de violência doméstica.

Veja também:  INSS: Central 135 funciona na emenda do feriado mesmo com agências fechadas

5/5 - (3 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.