Soft Skills: Saiba o que são e como desenvolvê-las na área de TI

Desenvolver algumas qualidades são fundamentais para uma carreira bem-sucedida na área de TI. Confira

0

O setor de Tecnologia da Informação está em constante desenvolvimento. A alta demanda pela mão-de-obra na área, devido à digitalização das empresas, em decorrência da pandemia do coronavírus desde 2020, tem exigido dos profissionais maiores habilidades e competências, além do conhecimento técnico.

Nesse contexto, é preciso quebrar a imagem do profissional de TI que é visto como o “nerd” ou o “moço do TI”. Para se destacar na carreira e progredir é preciso desenvolver algumas habilidades comportamentais, as conhecidas “Soft Skills” (expressão em inglês).

Qualidades para serem desenvolvidas no dia a dia do profissional em TI

O trabalhador que almeja o crescimento profissional dentro da carreira de Tecnologia da Informação, precisa praticar algumas qualidades no dia a dia do trabalho:

  • Ter uma boa comunicação com o time e com os clientes;
  • Ter habilidades para resolver problemas;
  • Ter resistência para trabalhar sob pressão;
  • Ter facilidade para se adaptar a novidades e imprevistos que possam surgir.

Para que isso ocorra da melhor forma, o profissional pode procurar por cursos fora da sua área. Um bom exemplo é o curso de teatro, que permite uma desenvoltura e interatividade, aprimorando a comunicação.

Também é importante que o profissional participe de reuniões, eventos, trabalhos e apresentações em grupo, estimulando suas habilidades comunicacionais. Além disso, ele pode solicitar feedbacks de seus colegas que apontem onde ainda precisa se desenvolver.

Ter uma visão de negócios é um grande diferencial

Acumular certificados de cursos e treinamentos não terá tanto efeito se não entender as necessidades do mercado de trabalho.

Mais do que ser um profissional da Tecnologia da Informação, é preciso ter interesse em negócios e demonstrar conhecimento sobre o assunto. Para que isso ocorra, pode-se ouvir podcasts sobre a área de negócios (IdeiaCast, Data Hackers, por exemplo). É viável, também, fazer uma leitura sobre os resultados de empresas da área da tecnologia, que possuem capital aberto nos sites como Magazine Luiza, Vale, Itaú, Nubank, entre outros.

Mantenha-se sempre conectado

Mesmo que o profissional esteja empregado e se sente realizado na função, é importante que mantenha uma conexão com o que está acontecendo na área de TI e em outras.

Siga pessoas que são consideradas referências

Para se manter atualizado, procure acompanhar personalidades de destaque. O LinkedIn divulga, anualmente, a lista dos “top voices”, que são pessoas com perfis que são referências e tem para todas as áreas.

Seja ativo nas comunidades

Participe de grupos de discussão a fim de manter o relacionamento com as pessoas da sua área escolhida e saber das notícias atualizadas.

 

Veja também: Após longa espera, Ministério da Economia autoriza concursos para o INSS e Receita Federal; confira

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.