O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu nesta segunda-feira, 6 de março, interromper temporariamente a cobertura de alguns serviços para um grupo específico de pessoas. Dos serviços suspensos, destaca-se a concessão de crédito. Quer saber se você se encaixa na categoria que terá empréstimos consignados do INSS suspensos? Acompanhe.
O que diz a normativa do INSS a respeito dos empréstimos?
Quem já recebeu benefícios do BPC antes não pode mais se candidatar a ações como empréstimos, linhas de crédito, cartão consignado e adiantamento de dinheiro. O edital referente ao INSS foi publicado no Diário Oficial da União no dia 6 de março.
Portanto, os novos participantes do programa não poderão mais realizar este tipo de empréstimo consignado. Aqueles que já possuem empréstimos consignados em folha de pagamento, podem esperar que as deduções continuem regularmente.
Leia também: CAIXA TEM: Passo a passo para recuperar a senha do aplicativo
Como era o funcionamento dos empréstimos consignados do INSS, antes da Medida Provisória?
Quem recebia o benefício no governo Bolsonaro podia destinar 40% para empréstimos. Assim, cerca de 35% do benefício, poderia ser utilizado para o pagamento do empréstimo consignado, e os pagamentos eram descontados diretamente da folha de benefício, e os 5% restantes poderiam ser destinados para o cartão de crédito consignado, e os pagamentos também eram descontados do benefício.
Prevista na legislação que reviveu o programa social Bolsa Família, estava a eliminação da escolha dos beneficiários. Na MP, o desconto para pagamentos havia sido pausado na folha de pagamento.
É preciso pagar o INSS para receber o BPC?
Não. O BPC é um benefício que garante aos idosos a partir de 65 anos uma renda mínima mensal. No entanto, além da solicitação do benefício no CRAS de sua cidade, para receber o benefício, é preciso passar por uma avaliação de um assistente social, que irá na residência do idoso, e fará uma avaliação socioeconômica.
Pessoas com deficiência e incapazes de trabalhar também são elegíveis para receber o benefício. Os portadores de deficiência deverão passar, então, por avaliação médica e social no INSS.
Em ambas as situações, o benefício não é definitivo, pois deve ser revisto a cada dois anos. Assim, a renda de cada membro da família deve ser somada, e dividida pelo número de integrantes do grupo familiar. Então, se for menor ou igual a ¼ do salário mínimo é possível participar do programa.
Na prática, a partir do mês de maio, uma família de 4 pessoas não pode ganhar mais de R$ 330,00 por mês, ou ¼ do salário mínimo de R$ 1.320,00. Além disso, tanto o interessado quanto sua família imediata devem estar cadastrados no Cadastro Único.
Como fazer para receber o BPC?
Se você atender aos requisitos listados acima, poderá se cadastrar ligando para o número de atendimento do INSS, que é o 135. Ou, se preferir, você pode usar o aplicativo “Meu INSS” em seu dispositivo móvel. Mas você também pode fazer uma solicitação pessoalmente em qualquer um dos escritórios do INSS.
A partir da Medida Provisória, os beneficiários do BPC não poderão mais fazer empréstimos consignados do INSS. Mas os segurados que já possuem empréstimos consignados, continuarão a ter os descontos em folha de pagamento.
Veja agora: Afinal, o 13º do BOLSA FAMÍLIA vai voltar? Governo já deu a resposta; confira