A higiene bucal é muito importante, porque ela permite uma vida sem dores e com a mastigação perfeita. Além disso, ela também mexe bastante com a autoestima das pessoas, uma vez que dentes feios são rapidamente reparados pelas pessoas à volta delas. E isso prejudica, em especial, crianças e prá-adolescentes. Portanto, entenda como cuidar da saúde bucal das crianças, no artigo abaixo.
Como fazer chá para cólica menstrual
Qualquer dentista, ou seja, profissional qualificado para mexer com os dentes, é capaz de cuidar da saúde bucal de adultos e crianças. Entretanto, o odontopediatra consegue cuidar da saúde bucal das crianças de uma forma melhor. Isso porque ele aprende abordagens específicas para lidar com elas e oferecer mais conforto durante as consultas.
Além disso, eles são especializados em problemas bucais infantis. Portanto, levando seu filho neste profissional, é mais certo que ele não terá traumas com dentista e não rejeitará a hipótese de visitá-lo toda vez. E isso colaborará com a saúde bucal durante toda a sua vida.
Engana-se quem pensa que a criança deve ir ao dentista, ou odontopediatra, apenas quando nascem os primeiros dentinhos. Isso porque o profissional cuida de toda a face do bebê, incluindo seu maxilar e sua língua. Muitos bebês nascem com a língua presa, por exemplo. E isso se torna um problema porque eles não conseguem mamar.
Como fazer dieta sem sofrer: 5 dicas para perder peso com saúde
Logo, além de provocar muita dor na mãe, por causa da amamentação errada, ele não consegue se alimentar direito. Dessa forma, é imprescindível a avaliação de um dentista para determinar se a frenectomia é um procedimento adequado para o caso.
Sempre deve-se cuidar da saúde bucal das crianças. Por isso, desde o nascimento dos primeiros dentinhos, é muito importante mostrar para elas que devem escová-los. Utilize escovinhas próprias e as pastas de dente recomendadas pelo seu dentista de confiança. E estimule a criança a se interessar pela atividade, uma vez que ela fará isso pelo resto de sua vida, todos os dias.
Não gostar de escovar os dentes é normal quando se é criança. Por isso, é necessário muito incentivo para cuidar da saúde bucal das crianças. Se você é o adulto a quem a criança tem como referência, por exemplo, mostre a ela que você faz isso também. Faça esse momento ser divertido, para que ela tenha interesse em repeti-lo. Usar escovinhas com o desenho preferido da criança e brincadeiras para animá-la são ideias válidas.
É muito importante levar o seu filho sempre para avaliação com o dentista, pelo menos de 6 em meses. Apenas assim o profissional conseguirá identificar se acriança precisa de algum tratamento bucal, ou limpeza dentários. E quanto antes qualquer problema for identificado, mais rápido ele será tratado.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…