Saúde bucal das crianças: como cuidar?

Crianças devem aprender a cuidar da sua saúde bucal desde novas. Veja como

0

A higiene bucal é muito importante, porque ela permite uma vida sem dores e com a mastigação perfeita. Além disso, ela também mexe bastante com a autoestima das pessoas, uma vez que dentes feios são rapidamente reparados pelas pessoas à volta delas. E isso prejudica, em especial, crianças e prá-adolescentes. Portanto, entenda como cuidar da saúde bucal das crianças, no artigo abaixo.

Como fazer chá para cólica menstrual

Leve seu filho ao odontopediatra

Qualquer dentista, ou seja, profissional qualificado para mexer com os dentes, é capaz de cuidar da saúde bucal de adultos e crianças. Entretanto, o odontopediatra consegue cuidar da saúde bucal das crianças de uma forma melhor. Isso porque ele aprende abordagens específicas para lidar com elas e oferecer mais conforto durante as consultas.

Além disso, eles são especializados em problemas bucais infantis. Portanto, levando seu filho neste profissional, é mais certo que ele não terá traumas com dentista e não rejeitará a hipótese de visitá-lo toda vez. E isso colaborará com a saúde bucal durante toda a sua vida.

Quando a criança deve ir ao dentista

Engana-se quem pensa que a criança deve ir ao dentista, ou odontopediatra, apenas quando nascem os primeiros dentinhos. Isso porque o profissional cuida de toda a face do bebê, incluindo seu maxilar e sua língua. Muitos bebês nascem com a língua presa, por exemplo. E isso se torna um problema porque eles não conseguem mamar.

Como fazer dieta sem sofrer: 5 dicas para perder peso com saúde

Logo, além de provocar muita dor na mãe, por causa da amamentação errada, ele não consegue se alimentar direito. Dessa forma, é imprescindível a avaliação de um dentista para determinar se a frenectomia é um procedimento adequado para o caso.

Como proceder depois que nasceram os primeiros dentinhos

Sempre deve-se cuidar da saúde bucal das crianças. Por isso, desde o nascimento dos primeiros dentinhos, é muito importante mostrar para elas que devem escová-los. Utilize escovinhas próprias e as pastas de dente recomendadas pelo seu dentista de confiança. E estimule a criança a se interessar pela atividade, uma vez que ela fará isso pelo resto de sua vida, todos os dias.

Como lidar com uma criança que não gosta de escovar os dentes

Não gostar de escovar os dentes é normal quando se é criança. Por isso, é necessário muito incentivo para cuidar da saúde bucal das crianças. Se você é o adulto a quem a criança tem como referência, por exemplo, mostre a ela que você faz isso também. Faça esse momento ser divertido, para que ela tenha interesse em repeti-lo. Usar escovinhas com o desenho preferido da criança e brincadeiras para animá-la são ideias válidas.

Mantenha a frequência das idas ao dentista

É muito importante levar o seu filho sempre para avaliação com o dentista, pelo menos de 6 em meses. Apenas assim o profissional conseguirá identificar se acriança precisa de algum tratamento bucal, ou limpeza dentários. E quanto antes qualquer problema for identificado, mais rápido ele será tratado.

Treinar a criatividade: saiba como ter ideias incríveis

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.