Saiba quais os principais sintomas da candidíase

Conheça agora os sintomas da candidíase e veja como tratar

0

Candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida e que afeta com maior incidência os órgãos genitais femininos, resultando em dor, vermelhidão e uma coceira muito incômoda. Ela é muito comum, principalmente, entre as mulheres. Entretanto, pode ser confuso identificar os sintomas para poder tratar de forma correta, aliás ela não se manifesta somente na genitália. Confira tudo aqui no Brasil 123 e saiba quais os principais sintomas da candidíase.

Candidíase

Embora seja mais comum aparecer na região genital e em mulheres, a candidíase também pode acometer os homens e pode também aparecer em unhas, garganta, na corrente sanguínea e na boca. Sendo assim, é importante observar bem os sintomas em várias partes do corpo e se previnir.

Em seguida, confira mais sobre a doença.

Saiba quais são os principais sintomas da candidíase 

Os sintomas da candidíase vão variar de acordo com a região da proliferação do fungo Candida, pois como afirmamos acima, pode ser na pele, no intestino, na boca e na região genital.  Então vejamos os principais sintomas de acordo com cada região de aparecimento. 

Candidíase genital

O aparecimento deste tipo ocorre por alterações no sistema imunológico e os sintomas são: coceira na região genital, corrimento esbranquiçado, aparecimento de manchas brancas na vagina ou no pênis e vermelhidão.  

Candidíase na pele

Quando a candidíase se manifesta na pele ela é causada pelo fungo Candida albicans e as áreas afetadas são comumente, virilhas, parte de trás dos joelhos, mama, pescoço, dobrinhas do corpo e umbigo, ou seja, em regiões mais úmidas e quentes e os sintomas são coceira, ardor e vermelhidão. 

Candidíase na boca e garganta

Quando as regiões afetadas são a boca e a garganta, os sintomas serão placas brancas na língua, nas mucosas, feridas e aftas no canto da boca, ressecamento e descamação dos lábios e haverá dificuldade para comer. 

O tratamento da candidíase 

Assim como as manifestações podem acontecer em diferentes áreas do corpo e com sintomas diferentes, o tratamento também será diferente para cada parte do corpo. 

Como qualquer manifestação da candidíase é uma infestação por fungos, o seu tratamento prescrito por ginecologistas, urologistas ou dermatologistas terão princípios ativos antifúngicos. 

Estas prescrições podem ser com remédios de uso tópico como pomadas e cremes ou remédios de uso oral. Mas é importante que o seu uso seja feito por orientação médica! 

Conheça os sintomas da candidíase - Reprodução AdobeStock
Conheça os sintomas da candidíase – Reprodução AdobeStock

Como evitar a candidíase 

Aliás, existem formas de evitar a candidíase e vamos te contar algumas. A primeira é adotar um estilo de vida sem estresse e dormindo bem, isso porque o estresse tem o efeito de abalar o sistema imunológico, capaz de fazer com que ele não seja capaz de combater o fungo da cândida. 

Outra forma de prevenir a candidíase é não usar roupas justas de tecidos sintéticos, principalmente roupas de baixo. Assim, prefira calcinhas de algodão! Também seque bem as dobras do corpo e as partes que costumam ser mais úmidas, para não deixa-las fechadas por muito tempo. 

Agora que já sabe quais os sintomas da candidíase, cuide-se e previna-se da melhor forma!

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.