Saiba o que você deve avaliar na hora de alugar um imóvel

Se você vai alugar um imóvel e nunca fez isso antes, confira o que você deve considerar durante a sua escolha

0

Alugar um imóvel é a opção de muitas pessoas que não conseguem fazer um financiamento nem possuem dinheiro para pagar um imóvel à vista. Além disso, pessoas que precisam mudar muito, devido ao trabalho, também preferem alugar, sem contar as que só escolhem a opção de alugar ao invés de comprar.

Entretanto, é preciso ter cuidado nessa hora para não cair em armadilhas. Afinal, os contratos padrões de aluguel, no Brasil, são de um ano. E ninguém quer morar em um lugar ruim, o que dirá por um ano.

Casa em ordem: dicas para manter a organização doméstica

Confira mais dicas para alugar um imóvel no artigo abaixo!

Visite imobiliárias

A primeira dica para alugar um imóvel é saber onde começar a busca. Existem muitos anúncios de aluguel direto com o proprietário. Contudo, a melhor forma é buscar empresas especializadas no processo, ou seja, imobiliárias. Elas conseguem intermediar o processo de aluguel de forma que os seus direitos sejam garantidos. Além disso, depois do aluguel assinado, elas são responsáveis por intermediar seu contato com o dono e interceder, caso o imóvel apresente algum problema.

Outro ponto é que os imóveis, anunciados por elas, passam por uma avaliação. Dessa forma, você sabe que o valor cobrado será o justo.

Portanto, quando for alugar, busque na internet o tipo de imóvel que você deseja e entre em contato com a imobiliária que o está anunciando. Evite fazer contato diretamente com o dono.

Entenda suas necessidades

Uma dica importante para o aluguel de imóveis, é saber qual é sua real necessidade. Você precisa levar em consideração a quantidade de quartos e de banheiro. Se o imóvel possui vagas de garagem e, se sim, quantas você precisa.

Além disso, precisa levar em consideração a localização do imóvel, se você quer um lugar perto do seu trabalho ou da escola do seu filho. E, é bom verificar, também, se existem comércios e como é o transporte público. Afinal, esse fatores são importantes no conforto e podem facilitar sua vida.

Rotina de limpeza doméstica: saiba como facilitar a sua

Todos esses pontos ajudam a diminuir as opções de imóveis que você vai olhar, tornando a decisão mais tranquila. Todavia, existe um ponto, que pode ser considerado o mais importante, o aluguel do imóvel precisa caber no seu orçamento.

Dessa forma, não adianta fechar negócio em um lugar que você não vai conseguir pagar tranquilamente, pelo tempo que o contrato durar.

Negocie presencialmente

A última dica é visitar o local que você escolheu para alugar. E, realizar essa vista mais de uma vez. Isso, antes de fechar o contrato. Dessa forma, você já vai perceber alguns defeitos e ver quais precisam de conserto. Logo, você negocia, antecipadamente, se quem vai arrumar é você ou o proprietário. E, caso seja você, como será o desconto no aluguel.

Além disso, é importante visitar pessoalmente para que você tenha real noção de como é o imóvel. As imobiliárias, geralmente, postam as melhores fotos, nos melhores ângulos. Isso pode te enganar, se você ver somente por imagens.

Por fim, agora que você já sabe algumas dicas para alugar um imóvel, leve em consideração todos os pontos e pense bem antes de alugar. Inclusive, pense se o aluguel realmente é a melhor opção para você.

A importância da divisão de tarefas domésticas: motivos para aplicá-la na sua casa

Avalie o Artigo:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.